Especialistas discutem inovações no combate à doença | Boqnews

Aids

15 DE ABRIL DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Especialistas discutem inovações no combate à doença

Seminário trará os principais especialistas no combate à Aids para analisar o crescimento do número de casos no País, após um período em declínio.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 

Seminário ocorrerá no Sindipetro na segunda e terça e trará os mais renomados especialistas da área de DST/Aids do País.

Seminário ocorrerá no Sindipetro na segunda e terça e trará os mais renomados especialistas da área de DST/Aids do País.

Pedro Chequer, ex-diretor do Departamento de AIDS e do UNAIDS (Programa na ONU para a Aids) no Cone Sul é um dos convidados do Encontro Regional de Inovações na Prevenção de DST/Aids e Hepatites Virais que ocorrerá em Santos  na segunda (18) e terça (19), das 8h30 às 17 horas, no Sindicato dos Petroleiros (Av. Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias). Promovido pela ASPPE – Associação Santista de Pesquisa, Prevenção e Educação em DST/Aids o evento científico trará os principais especialistas do assunto dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

O encontro visa discutir novas abordagens para o enfrentamento da epidemia, que já registra um caso por dia em cidades grandes ou médias como Santos/SP e Blumenau/SC. “Santos teve sua pujança no passado, liderando no Brasil a luta pelo enfrentamento a estas questões, galgando inclusive projeção mundial. As práticas que deram certo no passado não podem ser esquecidas e necessitamos inovar a fim de contermos o avanço das DSTs, como Aids e Sífilis, principalmente, além das Hepatites virais”, afirmou Tânia Maria Justo, da ASPPE.

O especialista Pedro Chequer falará no segundo dia, sobre Os desafios da prevenção às DST/ Aids. O médico é um dos principais articuladores da resposta brasileira à epidemia. No Ministério da Saúde, coordenou por duas vezes o Departamento de DST/AIDS (1996 a 2000 e 2004 a 2006). Foi neste período que o Brasil iniciou o incentivo ao fortalecimento das respostas à epidemia em vários países, por meio de acordos e parcerias firmadas com o Grupo Técnico de Cooperação Horizontal da América Latina e Caribe, e o Fundo Global.

Dentre as políticas traçadas por Chequer estão a manutenção do pioneirismo e liderança regional; a valorização da indústria nacional de medicamentos ARVs (antirretrovirais) e de preservativos; licenciamento compulsório de ARVs de alto custo; incentivo à produção nacional de matéria prima para ARVs; ampliação da parceria com as OSC (Organizações da Sociedade Civil) no apoio à participação em espaços de controle social e nas intervenções educativas com populações vulneráveis.

No Programa de AIDS, Pedro Chequer coordenou a formulação dos princípios técnicos e operacionais da terapia antirretroviral para a infecção pelo HIV, preconizado pela Lei 9313/96, quando se estabeleceu o primeiro consenso terapêutico nacional em AIDS; implantação de serviços para quantificação da carga viral, quantificação de CD4 (células) e expansão dos serviços de diagnóstico laboratorial da infecção pelo HIV. Sob sua gestão foi desenvolvido ainda o SICLOM (Sistema de Controle Logístico de Medicamentos ARVs) cujas informações são utilizadas para controle dos estoques e distribuição. O SICLOM foi reconhecido como iniciativa inovadora, sendo classificado como tal em 2011, no Concurso Inovação na Gestão Pública

Programação

No primeiro dia do encontro serão abordados temas como o Panorama das DST/Aids e Hepatites virais no Brasil e no Estado de São Paulo, A Importância das Organizações Sociais, Testagem e Prevenção Secundária, além de outros.

Dentre as personalidades confirmadas para o encontro estão o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita. Santista, o médico projetou-se a partir do trabalho desenvolvido em Santos, no final dos anos 80. Conforme o especialista, o Brasil tem atualmente 81 mil pessoas em tratamento com antirretrovirais, 11% a mais do que em 2014. Também estará na mesa de abertura,  Maria Clara Gianna, diretora do Centro de Referência em DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Sirlene Caminada, diretora técnica da Divisão Estadual de Hepatites Virais de São Paulo, Artur Kalichman, assistente da Direção Técnica do CRT DST/Aids de São Paulo, além do secretário de Saúde de Santos, Marcos Calvo.

No segundo dia, além da presença de Pedro Chequer, serão abordados temas igualmente importantes, como o aumento de casos de sífilis. Estão confirmados os médicos Valdir Pinto,  Chao Lung Wen, Marcos Caseiro e outros.

Conforme a coordenadora da ASPPE, o evento visa alertar os municípios e os gestores sobre a importância dos investimentos na área de transmissão vertical do HIV, com interface com o planejamento familiar, com mulheres usuárias de drogas e várias outras frentes. “As questões hoje têm que ser planejadas de forma integrada com outros setores. Não adiantam ações isoladas de campanhas, ações pontuais. As ações foram esquecidas e este é o quadro que nós temos hoje”, disse Tânia Justo.

Programação completa e inscrições: http://www.asppe.org/focopositivo/

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.