
Cervejaria santista Everbrew vai construir uma fábrica de cerveja com capacidade inicial de 28 mil litros. Foto: Divulgação
Nascidas para o público em Santos, no litoral paulista, há cinco anos, as famosas latinhas coloridas com caveiras da cervejaria artesanal Everbrew vão se tornar cada vez um símbolo santista.
Afinal, até o final do ano, a empresa abrirá uma fábrica de cerveja artesanal na Cidade, com capacidade inicial de 28 mil litros, podendo ser ampliada para 40 mil litros, com o aumento da demanda.
A futura indústria será instalada no Mercado Municipal de Santos, na Vila Nova, e ocupará um espaço de 420,80 m2.
O grupo santista pagará pela ocupação do espaço o valor de R$ 7.101,00 mensais, conforme licitação feita pela Prefeitura de Santos.
O investimento será de R$ 3 milhões.
A ideia inicial é que a reforma esteja concluída até outubro.
Tanques de aço para a conservação do líquido já foram adquiridos e serão entregues nas próximas semanas, provenientes de uma indústria gaúcha.
O contrato entre a empresa e a Prefeitura de Santos será assinado ainda este semana.
Pelo menos, 15 empregos diretos serão gerados.
BrewPub
A empresa já mantém o BrewPub, instalado na Avenida Siqueira Campos, no Embaré, há pouco mais de 2 anos, onde serão realizados testes e experiências para a ampla gama de cervejas lançadas pela marca (são mais de 130 rótulos e outros 60 deverão chegar ao mercado ainda este ano)
A Everbrew é especializada em cervejas New England IPA, mas também fabrica outros tipos, como hop lager, lager, entre outros sabores, tendo vencido vários prêmios.
A empresa concorre em diversas categorias no prêmio Lúpulo de Ouro, cuja votação se encerra nesta quinta (29).
Com a nova fábrica, toda a produção da cervejaria será realizada em Santos.
Hoje, a fabricação da cerveja é realizada em Itupeva, no interior paulista, quase 170 quilômetros de distância da cidade do litoral paulista.
“Adotamos um modelo cigano, com locação do equipamento”, explicam os sócios-proprietários Rene dos Santos e Célio Ongaro.
A ideia é que, com a construção da fábrica em solo santista, toda a produção do grupo seja feita exclusivamente em Santos.

Região do Mercado Municipal precisará passar por ampla reformulação para se tornar um novo polo turístico do Município. Chegada de fábrica de cerveja é o primeiro passo. Foto: Nando Santos/Arquivo
Entorno complicado
Inicialmente, o espaço funcionará para a fabricação da cerveja, não sendo aberto ao público no primeiro momento.
Mas não se descarta já a abertura das atividades para degustação dos produtos da marca no local.
No entanto, para isso ocorrer, há necessidade de melhorias no entorno do Mercado Municipal, como reconhecem os empresários.
“Para o funcionamento da indústria, não há problemas. Mas para trazer o público realmente será desafiador”, reconhece Renê.
No entanto, ele diz que a empresa está apostando no projeto de revitalização do espaço por parte da Prefeitura, “a exemplo do que ocorreu na Ponta da Praia”.
“Isso atrairá o público para lá”, destaca.
Neste sentido, Santos tem potencial para se tornar um importante polo cervejeiro, algo que já ocorra com o crescimento de outras marcas caiçaras, como Demonho e Infected Brewing.
“O espaço tem enorme potencial. E a gente aposta no projeto”, salienta Renê, cuja marca já chegou aos solos holandeses e até chineses, além de estar presente na quase totalidade dos estados brasileiros.
Projetos para o local
Assim, a chegada do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, com instalação de uma estação em frente ao Mercado Municipal, e uma proposta de revitalização para o espaço estão entre as ações para atrair o público e revitalizar a área, uma das mais bonitas da Cidade, mas que se encontra deteriorada.
Para tanto, o restaurante Bom Prato instalado no local deverá mudar para outro endereço nas imediações.
“Temos projetos para recuperação do espaço, com aproveitamento das catraias e outras ações de recuperação do Mercado Municipal (que agora está atrelada à secretaria de Turismo), cujas informações serão divulgadas em breve pelo prefeito (Rogério Santos)”, salientou a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino.
Os empresários e a secretária participaram, ao vivo, do programa Jornal Enfoque – Manhã de Notícias desta terça, onde falaram dos planos para o Mercado Municipal, que incluem, além da implantação da cervejaria, a futura escola pública de Cinema e a chegada do VLT.
Selley também falou de outros tópicos, como a possibilidade de transferência do terminal de passageiros para os armazéns 1 a 8 no Centro Histórico, propostas para retomada das obras do Emissário Submarino, paradas desde julho do ano passado, e ações para o desenvolvimento do turismo, agora com ações voltadas à economia criativa e empreendedorismo, termos que compõem a nova secretaria.