Festival da Cidadania começa nesta sexta (6) | Boqnews

Cidades

05 DE NOVEMBRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Festival da Cidadania começa nesta sexta (6)

A partir das 14 horas desta sexta-feira (6/11), o Centro de Convenções de São Vicente (Avenida Capitão Luiz Pimenta, 811 – Parque Bitaru) será palco de mostras artísticas e competição de música, dança e teatro. O evento, que tem entrada gratuita, começa com apresentações dos três vencedores da edição passada: Oficinas Culturais de São Vicente […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A partir das 14 horas desta sexta-feira (6/11), o Centro de Convenções de São Vicente (Avenida Capitão Luiz Pimenta, 811 – Parque Bitaru) será palco de mostras artísticas e competição de música, dança e teatro. O evento, que tem entrada gratuita, começa com apresentações dos três vencedores da edição passada: Oficinas Culturais de São Vicente – modalidade música; Afrobanda de Cubatão – música e CER Ponte Nova – dança. Na abertura do festival, estará presente a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita Passos.

A 5ª edição do Festival da Cidadania de São Vicente traz, na sequência, a palestra do professor Roberto Carlos Ramos, que falará sobre o tema do evento “Felicidade” durante 90 minutos. O palestrante viveu como interno da Fundação Casa (antiga Febem) dos 6 aos 13 anos, época em que foi adotado por uma família francesa. Na França, entre outras coisas, aprendeu a contar histórias. De volta ao Brasil, estudou Pedagogia, ganhou prêmios e adotou 14 ex-internos da Fundação que hoje vivem sob sua tutela. Informações no site www.robertocarloscontahistoria.com. Sua vida foi contada no filme “O Contador de Histórias”, com produção de Denise Fraga.

Às 16 horas têm início as disputas de música e dança infantil. Os 150 grupos selecionados são de cidades da Baixada Santista, São Sebastião, Mauá, Guarulhos e Passos (Minas Gerais). Os concorrentes, de 7 a 17 anos, estão engajados em projetos de cunho social. Na modalidade dança há as categorias dança de rua, balé, jazz e livre; na música, apresentações mistas (junção de instrumentos de qualquer tipo) e percussão. E no teatro, cenas com duração de até 10 minutos. As categorias são infantil e juvenil. Os trabalhos são avaliados por um júri e os três primeiros lugares de cada modalidade e categoria recebem troféus, assim como o grupo escolhido como revelação.

No sábado (7/11) de manhã acontecem os workshops. O primeiro será sobre balé às 8 horas. Renata Pacheco, diretora e coreógrafa do Balé Cidade de Santos e diretora artística e professora da Escola de Bailado de Santos discursará sobre sua experiência como bailarina e os desafios da profissão. Renata se formou em Dança e Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos, se especializou nos métodos russo e francês e se tornou membro da Royal Academy Of Dance (Inglaterra). Às 9 horas será a vez de Erika Novachi falar sobre o jazz. Estuda dança desde os 9 anos, formou-se em Educação Física em 1984 pela PUC-Campinas e fez aulas no exterior com Cecília Martha, Jojo Smith, Richard Levi, Richar Pierlon, entre outros. Atualmente dirige, coreografa e ministra aulas na Galpão 1 Academia de Dança e esta à frente da Secretaria da Cultura de Indaiatuba (SP).

A dupla Faísca e Fumaça, conhecida por sua atuação no Grupo Dança de Rua do Brasil, fala sobre a modalidade às 10 horas. É considerada a melhor dupla do estilo, com um repertório de coreografias premiadas como Clone e a Outra Face. Os dois foram premiados no Festival de Dança de Joinville, entre outros festivais de renome nacional e internacional. No mesmo horário, Rafael Capra ministra o workshop de música latina, definição do estilo musical, influências, instrumentos e haverá apresentação ao vivo de integrantes da Banda de Rock Latino Los Faites. Rafael integrou a Camerata Heitor Villa-Lobos (Orquestra Brasileira de Violões) como baixista e lançou o CD Seja Livre com a banda “No Way”.

Para falar sobre o estilo hip hop dance foi convidado o dançarino Ralph William, que abordará o tema às 11 horas. William é professor e coreógrafo da Cia. Street Evolution; representou o Brasil em 2002 e 2005 em campeonato nacional da modalidade nos Estados Unidos e ministra cursos no Brasil e no exterior. Também às 11 horas, Pedro Norato fala sobre teatro. Norato é ator, professor, diretor, produtor e proprietário da Escola de Teatro Tescom. Formado em Educação Artística e Artes Cênicas pelo Centro Universitário Lusíada, atua como professor de arte cênica.

Já às 14 horas acontecem as demais competições. Os visitantes podem ainda apreciar a Feira da Cidadania e ainda participar de cursos gratuitos nas áreas de dança, música e teatro durante o evento. Para a secretária de Assistência Social, Marcia Garcia, “o festival usa a arte como ferramenta social para despertar dons e transformar vidas. Estes jovens têm a oportunidade de concorrer com apresentações avaliadas por um corpo técnico de excelência”.

As equipes classificadas em 1º lugar em cada modalidade e categoria garantem vaga na próxima edição. Os primeiros lugares recebem troféu, assim como o grupo Revelação. Os concorrentes recebem certificado de participação. O vencedor da modalidade dança garante vaga no Festival Passo de Arte 2010; o ganhador em teatro fará parte da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente 2010 e o vitorioso da música participa de workshop com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A premiação e o resultado serão no dia da apresentação.

O Festival da Cidadania é realizado pela Secretaria de Assistência Social (Seas) e o Fundo Social de Solidariedade (FSS), com apoio das secretarias de Cultura (Secult), Turismo (Setur), Educação (Seduc), Imprensa e Comunicação Social (Seicom), além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.