Fonte da Praça Mauá, em Santos, volta a funcionar nesta sexta após revitalização | Boqnews
Fonte da Praça Mauá, em Santos, volta a funcionar nesta sexta após revitalização
16 de setembro de 2021

Fonte da Praça Mauá, em Santos, volta a funcionar nesta sexta após revitalização

A fonte da Praça Mauá, no Centro de Santos, foi revitalizada e volta a funcionar nesta sexta-feira (17), a partir das 13 horas. O trabalho embeleza ainda mais a estátua Ninfa das Conchas, réplica da peça escultural que se encontra nos jardins do Palácio de Versailles, em Paris.

O serviço foi realizado pela Secretaria de Serviços Públicos e envolveu a impermeabilização da laje da fonte, que apresentava infiltrações, e a recuperação das duas bombas, além de renovação dos sistemas elétrico e hidráulico.

Os trabalhos abrangeram o banheiro público que funciona sob a fonte. Os espaços reservados ao público feminino e masculino foram pintados e tiveram os azulejos repostos, além de ganharem novas portas de aço na entrada, mais resistentes à ação de vândalos. Também foi instalada proteção de vidro nas janelas.

As dependências do setor de limpeza ganharam mais espaço para acomodar os materiais e os jardins da Praça Mauá receberam cuidados de manutenção e limpeza.

Reurbanizada em 1939, seguindo um projeto inspirado nos jardins de Versailles, a Praça Mauá ganhou uma réplica da estátua ‘Nymphe à la coquille’, esculpida em mármore por Charles Antoine Coysevox. A estátua francesa adornou Versailles e atualmente encontra-se no Museu do Louvre, em Paris.

A estátua santista é em bronze, com base de granito, e a ninfa, vestida com uma túnica, está sentada sobre uma base, tendo ao lado direito um vaso e, ao esquerdo, um cantado caído, de onde escorre água.

A praça Mauá, onde está desde 1940 o Marco Distrital de Santos, foi reurbanizada em 1988, quando ganhou os sanitários públicos subterrâneos e, sobre eles, a fonte ajardinada. Pequeno monumento piramidal, o Distrital é o marco zero das coordenadas geográficas de Santos e o ponto de partida para a marcação dos serviços topográficos.

Da Redação
Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.