Para reforçar os trabalhos de rescaldo após as fortes chuvas de terça-feira (18), a Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) de Santos aumentou sua força-tarefa, adicionando 166 profissionais aos 400 já mobilizados desde quarta-feira (19). Portanto, ao todo, mais de 500 pessoas atuam em ações de limpeza, remoção de vegetais, drenagem urbana e reparos gerais pela cidade, além de prestarem apoio a moradores afetados pelo temporal.
Zona da Orla e Intermediária
Na região da Zona da Orla e Intermediária, 110 profissionais trabalharam nos bairros José Menino, Gonzaga e Boqueirão. As principais intervenções incluíram a desobstrução de galerias na Praça Washington (José Menino), a abertura e revisão de comportas dos canais 1 a 7, além da limpeza das calçadas da orla. Ademais, no Gonzaga, uma equipe hidráulica foi responsável pela retirada de água da base do Samu, na Rua Barão de Paranapiacaba. Além disso, no Boqueirão, na confluência entre as avenidas Oswaldo Cruz e Epitácio Pessoa, funcionários prestaram apoio a um princípio de incêndio.
Zona Noroeste
Na Zona Noroeste, 10 profissionais atenderam duas grandes ocorrências nas primeiras horas da manhã, com apoio de dois caminhões basculantes e uma retroescavadeira. As ações incluíram a retirada de móveis descartados na Avenida Brigadeiro Faria Lima, no Rádio Clube, e a desobstrução de calçadas na Avenida Engenheiro Manoel Ferramenta Júnior, na Areia Branca, após a queda de um muro.
Centro e Morros
No Centro Histórico, equipes da Terracom realizaram serviços de limpeza na Rua Tiro Naval. A Prefeitura Regional dos Morros mobilizou 46 profissionais para diversas intervenções nos morros Caneleira, Marapé, José Menino, Saboó, São Bento e Tetéu. Entre as ações realizadas, destacam-se a retirada de árvores na Alameda Professor José Gomes (Caneleira) e na Rua São Roque (São Bento), além de reparos em pontos de deslizamento nas ruas 1, 2 e 7, no Marapé.
Ainda no Marapé, máquinas e caminhões basculantes auxiliaram nas áreas afetadas pelos deslizamentos. Contudo, o trabalho nessas vias continuará até a sexta-feira (21), conforme o cronograma. Além disso, um pequeno deslizamento na Avenida Prefeito Antônio Manoel de Carvalho, na Nova Cintra, já foi reparado, e uma pedra sobre o muro na Rua Romeu Acceturi, no Marapé, será removida até sexta-feira.
Apoio aos Moradores
Entre as mais de 30 ocorrências atendidas pela Sepref, destaca-se uma no Morro da Nova Cintra, onde lama invadiu uma área de lazer na Avenida Santista, 456. A dona de casa Paula Gonçalves, que reside em frente ao local, acionou a Sepref via WhatsApp logo cedo, e em menos de uma hora, a terra foi removida, restaurando o espaço para a comunidade. “Quem mora em morro sabe da importância da zeladoria para evitar transtornos, principalmente em dias de chuva”, afirmou Paula.
Portanto, os trabalhos continuam em várias áreas da cidade, com a expectativa de que as intervenções prossigam até sexta-feira (21).
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.