O Grupo Técnico de Controle de Ocupações Irregulares de Santos realizou no último sábado (27), operação para demolir construções irregulares em área de preservação ambiental (ecossistema de manguezal), no bairro Quilombo, Área Continental.
Sendo assim, no cumprimento da medida judicial, ocorreu a destruição de três edificações com uso de explosivos.
A ação segue determinação judicial do Tribunal de Justiça (TJ-SP).
Desse modo, o manguezal é um ecossistema costeiro de transição entre o ambiente marinho e terrestre. Portanto, altamente sensível a intervenções humanas e é considerado berçário natural da vida marinha.
A ação contou com a participação do Grupo de Operações Especiais da Polícia Militar (Gate), Polícia Militar Ambiental, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Prefeitura Regional da Área Continental.
O objetivo é conter o avanço do dano ambiental. A operação seguirá com monitoramento da área, remoção de resíduos e posterior recuperação da vegetação nativa suprimida. “A ação em defesa do meio ambiente é a garantia de um futuro mais verde e próspero para as próximas gerações”, concluiu o coordenador do Grupo Técnico de Controle de Ocupações Irregulares e Habitações Subnormais, Ailton Valido dos Santos.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.