Famílias que vivem hoje em palafitas na cidade de Santos vão realizar o sonho da casa. O Governo do Estado e a Prefeitura do município entregam nesta quinta-feira (6), as 160 primeiras unidades do Conjunto Habitacional Caneleira, em evento que começou às 10 horas, na Rua Angelo Martins Meleiro, nº 251, Caneleira.
O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Habitação, Marcos Penido, participam da solenidade.
As famílias beneficiadas serão removidas da Favela do Dique da Vila Gilda, um dos maiores assentamentos em palafitas do país. Elas vão morar em apartamentos com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 49,83 m² de área construída. Composto por 34 blocos divididos em três condomínios, o residencial conta com paisagismo, ruas pavimentadas, vagas para carros e medidores individualizados de água e gás.
O empreendimento integra o Projeto Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista e contará com um total de 680 moradias. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) está fazendo um aporte de R$ 20,3 milhões para a conclusão da obra, que é executada pela Cohab Santista.
Os recursos compõem a contrapartida do município de Santos junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e ao Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), ambos do governo federal, para a edificação do empreendimento, permitindo assim a urbanização e a recuperação ambiental dessa favela.