Guarujá sedia discussão regional sobre políticas para pessoa com deficiência
O Núcleo Regional X – Baixada Santista e Vale do Ribeira, que integra o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, realizou reunião Ordinária no último dia 8, em Guarujá. O encontro, que ocorreu na sala de reuniões do Paço Moacir dos Santos Filho, contou com representantes de conselhos municipais de diversas cidades da região que levantaram propostas para garantir ainda mais os direitos da pessoa com deficiência.
Entre os assuntos debatidos, melhorias necessárias em várias áreas como educação, esporte, empregabilidade, acessibilidade, saúde, segurança, justiça e mobilidade urbana. Nesse sentido, fomentar e executar projetos pautados na superação de desafios e na qualidade de vida da pessoa com deficiência é um dos principais objetivos da Prefeitura.
A secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social e presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência destacou que a sociedade não pensou em momento algum na questão da mobilidade urbana para esse segmento. “As cidades foram crescendo desordenadamente e, hoje, as leis nos obrigam a seguir normas que melhorem as condições de vida dessas pessoas. Graças a Deus, isso hoje é visto com outros olhos, pois essas pessoas trabalham, estudam, fazem compras, lazer, enfim, elas têm direito a tudo isso”, ressaltou.
Promover a acessibilidade a essa população em todas as esferas, seja assistencial ou física, é uma das prioridades do atual governo. “Nossa governante tem o olhar humanizado e estimula a participação mais efetiva do Conselho da Pessoa com Deficiência e ainda criou a Comissão Permanente de Acessibilidade e a Assessoria da Pessoa com Deficiência”, disse a secretária.
As adaptações necessárias para atender com qualidade a essas pessoas podem ser vistas e sentidas em vários lugares da Cidade. “O mais recente presente para a Cidade, em especial às mulheres e também as portadoras de deficiência é a nova Maternidade Ana Parteira. Todo o equipamento é adaptado e a mamãe que tiver alguma deficiência poderá ter seu filho tranquilamente. Isso é maravilhoso, esse cuidado esse carinho”, finalizou a secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social.
A preocupação e o respeito à Pessoa com Deficiência em Guarujá é reconhecido pelos demais conselhos da região. Vera Muller, presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Pariquera-Açú (Adefipa), diz que a Baixada Santista é um exemplo para o Vale do Ribeira. “Guarujá em especial merece parabéns pelos esforços feitos na atuação das leis. É o início de uma grande jornada”, finalizou Muller.