Guarujá sedia Encontro Internacional da modalidade | Boqnews

Cidades

02 DE AGOSTO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Guarujá sedia Encontro Internacional da modalidade

Guarujá será palco do Encontro Internacional Brasil-Itália de Capoeira, que acontece de 12 a 14 de agosto. Realizada pelo Grupo Ritual Capoeira, a ação conta com apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio das Secretarias de Cultura e Defesa e Convivência Social. A expectativa da organização é de que o evento reúna cerca de 300 […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Guarujá será palco do Encontro Internacional Brasil-Itália de Capoeira, que acontece de 12 a 14 de agosto. Realizada pelo Grupo Ritual Capoeira, a ação conta com apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio das Secretarias de Cultura e Defesa e Convivência Social. A expectativa da organização é de que o evento reúna cerca de 300 capoeiristas do Brasil, América do Sul e Europa.

Segundo Vitor Neto, um dos organizadores do evento, além de brasileiros das mais diversas regiões do Brasil, já estão confirmadas as presenças de atletas da Itália, Colômbia e Chile. A programação começa na sexta-feira (12), com o lançamento do CD Ritual Capoeira – volume 1 Brasil, às 18 horas, no Delphin Hotel (Avenida Miguel Estéfno, 1.295 – Enseada). O trabalho de áudio traz uma compilação de 15 músicas autorais do grupo guarujaense, coordenado pelo professor Azedo.  

As atividades prosseguem no sábado (13), a partir das 10 horas, com roda de rua em praças públicas. A concentração será no Centro Esportivo Duque de Caxias – Tejereba (Praça Horácio Lafer – Enseada).  Ainda no sábado, às 18 horas, cerca de 50 crianças do Grupo Ritual Capoeira participam da troca de cordão, também no Tejereba.

O encerramento do evento será marcado com uma grande festa no Clube Saldanha da Gama (Rua Messias Borges, s/n – Santa Cruz dos Navegantes), no domingo (14), das 10 às 22 horas. No local, haverá brincadeiras e muita diversão voltadas às crianças do Projeto Integração, realizado pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Guarda Civil Municipal.

Esporte é ferramenta para tirar crianças da rua

Com pouco mais de um ano de existência, o Grupo Ritual de Capoeira já mobilizou diversos alunos em situação de risco de vulnerabilidade social nas comunidades de Guarujá. Com mais de 100 alunos espalhados pelos bairros do Município, o grupo também existe em outros países, como Colômbia e Itália.

O objetivo é tirar as crianças das comunidades das ruas, incentivando a participação dos pais nas tarefas dos filhos, por meio da estruturação familiar. Além disso, eles aprendem sobre a cultura afro-brasileira, que deu origem ao esporte.

As aulas acontecem no Estádio Municipal Antônio Fernandes (Rua Brasilina Desidério, s/n – Jardim Helena Maria), sendo que as aulas práticas são às terças e quintas-feiras, das 19 às 20h30. Aos sábados, as crianças recebem treinamento musical, para aprender os ritmos da capoeira, das 9 às 12 horas.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.