Imersão na língua inglesa: escolas bilíngues em Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

Educação

27 DE JANEIRO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Imersão na língua inglesa: escolas bilíngues em Santos

O ensino bilíngue por meio de situações do cotidiano e atividades lúdicas traz uma nova visão do idioma para os alunos.

Por: Luiza Pires
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O primeiro contato com a escola sempre causa um estranhamento para as crianças. Quando se fala de um colégio bilíngue, a situação não é muito diferente, pois, além de se deparar com um ambiente novo, a criança ainda terá que lidar com um idioma desconhecido.

Mas, colocar a criança em uma escola bilíngüe desde cedo traz benefícios?

De acordo com estudos de especialistas, na infância o cérebro está em uma fase de desenvolvimento veloz, portanto as conexões neurais aumentam com os estímulos recebidos e isso facilita o aprendizado.

Portanto, quanto mais cedo a criança for exposta a um segundo idioma, maior será a chance de adquirir fluência e, posteriormente, de aprender outras línguas.

Em Santos, muitas escolas estão adquirindo um projeto de Ensino Bilíngue em sua grade curricular.

Os alunos são expostos a Língua Inglesa de forma natural, com brincadeiras, jogos, dinâmicas, para que aprendam o idioma da mesma maneira que aprenderam o português, de forma espontânea.

Casa Branca

Pioneira no ensino bilíngue há 19 anos na Cidade, a Casa Branca Idiomas forma alunos desde a educação infantil, com um ano de idade, até o 9º ano do Ensino Fundamental.

Na instituição, a criança é exposta já na Educação Infantil por 80% do tempo à língua inglesa com a professora titular da classe onde todos os comandos, aulas, hora do parque e lanche acontecem em inglês.

No Ensino Fundamental, a alfabetização é feita em português, porém além do período com a professora titular em inglês, os alunos passam a ter aulas de aprimoramento nas 4 habilidades (escrever, ler, falar e ouvir).

Já a partir do terceiro ano do Fundamental, os alunos começam a fazer os exames da Universidade de Cambridge, se preparando para prestar o First Certificate ou FCE ao final do 9° ano.

E iniciam as aulas de língua espanhola.

Novo Tempo

Já no Colégio Novo Tempo, o Projeto Bilíngue é oferecido a todos os alunos desde a Educação Infantil até o Fundamental 2, com seis aulas semanais, e no Ensino Médio com três aulas semanais, focando na metodologia comunicativa.

Também atua nas quatro habilidades do idioma: ouvir, falar, ler e escrever.

Junto com isso, seguem a proposta de aprendizagem, segundo Vygotsky, onde o aluno aprende pela interação, no meio social, ou seja, o aluno é o autor principal do processo do ensino de aprendizagem dele e o professor é o mediador.

O colégio conta com o projeto Intensify, oferecido a todos os alunos matriculados no período integral. Eles passam o dia todo na escola, sendo que o período da manhã é uma imersão bilíngue.

Liceu Santista

Já o Liceu Santista implantou um projeto de Ensino Bilíngue a partir dos alunos do Grupo 5 da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio, onde aprendem a importância da Língua Inglesa de forma significativa e contextualizada com os suportes necessários para garantir a aprendizagem.

O projeto do colégio conta com aulas de uma a cinco vezes por semana na grade curricular, de acordo com a faixa etária, e turmas reduzidas, além de tecnologias e espaços para a prática do idioma e conhecimentos multidisciplinares.

Pensando em outra maneira de inserir a Língua Inglesa nos estudos, desde 2015 o Liceu Santista conta com o Drama Club, cuja proposta é introduzir teatro, expressão corporal, música, dança e interpretação na vida dos alunos dos Ensinos Fundamental 2 e Médio.

O objetivo do projeto é trabalhar a desinibição, a fala e a apresentação em público, tudo na língua inglesa. As aulas têm caráter prático, com treinos e ensaios.

A seletiva para o elenco do espetáculo é realizada nos mesmos moldes de uma audição profissional. São utilizados como critério a fluência no inglês e a técnica vocal.

“Aqueles que não conseguem os papeis principais também são acolhidos nas apresentações, de modo a valorizar a presença de todos”, explica a coordenadora do Ensino Bilíngue, Alessandra Dias Vieira Marques.

Atividades lúdicas, como Caça ao Tesouro com dicas em inglês, estudos sobre o Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças), comemorado nos Estados Unidos em agradecimento pelos bons acontecimentos ao longo do ano, também estão entre as práticas trabalhadas com os estudantes.

Outras características do Ensino Bilíngue são o estímulo das habilidades de compreensão auditiva, fala, leitura e gramática, ensino por meio de contextualização e vivência, atividades lúdicas, jogos, dramatização, música, vídeo e plantão de dúvidas.

Benefícios

Nas crianças de até cinco anos, o desenvolvimento linguístico está em plena formação, independentemente da língua com a qual tenha mais contato.

Quanto mais cedo for o contato com outro idioma, mais natural será este processo, pois ele passa a ser quase que intuitivo.

As crianças têm vantagens de pensamento sobre quem aprende o segundo idioma posteriormente, tendo um efeito profundo em seu cérebro.

Elas têm suas habilidades cognitivas melhoradas, e são até capazes de trabalhar melhor em situações de tomada de decisão.

Também é importante lembrar que a pronúncia dessas crianças será mais bem trabalhada, pois desde cedo ela irá aprender a desenvolver movimentos e sons do outro idioma de forma natural.

Adaptação

A imersão de uma criança em uma cultura diferente é um processo delicado, principalmente quando ela não possui outro vínculo com o idioma que será ensinado.

Sendo assim, antes de colocar o filho em uma escola bilíngue, é necessário que os pais pesquisem qual método de ensino melhor se encaixa nos ideais da família e com as particularidades de cada criança.

Também é preciso que os responsáveis fiquem atentos à adaptação feita pelo colégio e às possíveis dificuldades que a criança pode apresentar.

É essencial que esse primeiro contato seja dado com naturalidade.

Por fim, colocar o filho em um colégio bilíngue exige um acompanhamento constante e um reforço fora do horário de aulas por parte dos pais para que, de fato, o aprendizado do segundo idioma seja efetivo.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.