Saúde

Inscrições para vacinação de pessoas acamadas serão abertas em Santos

Campanha segue nesta terça-feira (30) nas unidades Monte Cabrão, Piratininga, Rádio Clube, Penha, Morro José Menino, Vila Progresso, Santa Maria e Nova Cintra.

31 de março de 2020 - 09:31

Da Redação

Compartilhe

A Secretaria de Saúde de Santos realiza, de quarta-feira (1º) a 15 de abril, as inscrições para a vacinação em domicilio de pessoas acamadas. A iniciativa vale para idosos acima de 60 anos e pessoas de qualquer idade com doenças crônicas. Quem já é assistido pela Seção de Atendimento Domiciliar (Seadomi) não precisa se inscrever.

Os agendamentos devem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelo telefone 0800-9425055 ou pelo WhatsApp 4042-1908. As vacinas serão aplicadas entre os dias 18 e 19 de abril, no período diurno. Já os pacientes da Seadomi começam a receber as doses contra a gripe nesta quarta-feira (1º). A Secretaria de Saúde entrará em contato prévio com os cuidadores.

Mais uma vez, a campanha de vacinação contra a gripe em Santos registrou uma grande procura. Nesta segunda-feira (30), as 3.500 doses colocadas à disposição no drive thru no Mendes Convention Center se esgotaram cerca de meia hora antes do horário previsto para o término da campanha no local. As vacinas também terminaram em várias policlínicas.

A campanha segue nesta terça-feira (31) nas unidades Monte Cabrão, Piratininga, Rádio Clube, Penha, Morro José Menino, Vila Progresso, Santa Maria e Nova Cintra. Não haverá drive thru nem no Mendes Convention Center, nem na Policlínica Rádio Clube.

Além dos idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde, a partir desta segunda-feira (30), a campanha passou a incluir as equipes de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e Guarda Civil Municipal), conforme orientação do Estado. Incluindo todos os públicos, já foram vacinadas em Santos 45.069 pessoas desde o início da campanha, em 23 de março. A Secretaria Municipal de Saúde já solicitou ao Estado novas remessas de vacina para imunizar a população remanescente.

A segunda etapa da imunização, que começa em 16 de abril, incluirá professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas – diabéticos e hipertensos, por exemplo.

Já a terceira etapa tem início em 9 de maio (sábado), abrangendo crianças de seis meses a seis anos, grávidas, mulheres que deram à luz há bem pouco tempo, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional e adultos entre 55 e 59 anos.

Neste ano, o público-alvo total da campanha em Santos será formado por 250 mil pessoas – 58% da população da Cidade. Na campanha de 2019, o Município aplicou 214 mil doses da vacina contra a gripe (95,6% do público-alvo), superando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de 90%.

A vacina não é indicada para pessoas com doenças febris agudas, as quais deverão adiar a aplicação até a melhora do quadro. Também não devem tomar as pessoas com alergia a ovo, histórico de anafilaxia ou que tiveram Síndrome de Guillain-Barré no período de até 30 dias após receber a dose anterior, necessitando de avaliação médica para liberação da dose.

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e B e leva cerca de dez dias para que o organismo produza os anticorpos para combater esses vírus. As doses são feitas de vírus inativos, fragmentados e purificados – ou seja, de forma alguma causam a doença.

Para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou identificação profissional (trabalhadores da saúde). Também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS, se tiver.

Policlínicas

  • Morro Nova Cintra- Rua José Ozéas Barbosa s/nº – Morro da Nova Cintra
  • Rádio Clube – Avenida Hugo Maia s/nº – Rádio Clube
  • Piratininga= Praça João de Moraes Chaves s/nº – Piratininga
  • Monte Cabrão- Av. Principal s/nº – Monte Cabrão – Área Continental
  • Morro da Penha- Rua Três, 150 – Morro da Penha
  • José Menino- Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A – Morro do José Menino
  • Vila Progresso- Rua Três, casas 1 e 2 – Vila Telma – Morro Vila Progresso
  • Morro Santa Maria- Rua 10 s/nº – Morro Santa Maria

LEIA TAMBÉM: