A maioria dos moradores de Santos não acompanha o trabalho dos 21 vereadores da cidade. É o que também aponta o levantamento realizado pela Enfoque Comunicação, que perguntou como o santista classificaria a atuação dos parlamentares (ver números completos no quadro ao lado).
Nos últimos anos, tem sido um desafio constante aproximar a população da atuação dos legisladores do Município. Os frequentes casos de corrupção nas esferas estadual e nacional, divulgados amplamente pela mídia, acabam afastando o interesse não só dos santistas, como de grande parte dos brasileiros.
Frequência
A pesquisa também quis saber a frequência com que os moradores da cidade acompanham a atuação dos vereadores. Ao todo, mais de um terço dos santistas, ou seja, 32% não souberam informar ou não acompanham as sessões e os trabalhos apresentados pelos edis.
A opção “mais ou menos” vem na sequência, com 23,9% das citações dos mil entrevistados; “sim, às vezes” aparece com 20,5%; “nunca”, com 9,1%; “raramente” com 8,8 % e “sim, sempre”, com 4,8% foram as demais opções da pergunta.
Somando as opções “não souberam informar”, “nunca” e “raramente” constata-se que a metade dos entrevistados não acompanha nem fiscaliza aqueles que devem cobrar do Executivo ações para o bem de Santos.