O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, garantiu que as obras do futuro túnel Santos-Guarujá são uma realidade e não há riscos de retrocesso.
Além disso, a Baixada Santista concentra o maior volume de recursos investidos pelo Governo Federal para os próximos anos com base no novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.
Os valores chegam a R$ 12 bilhões de recursos públicos (outros R$ 10 bilhões da iniciativa privada), que não serão contingenciados.
Além disso, a obra prevê que os gastos para o túnel Santos-Guarujá ocorram de forma compartilhada com o Governo do Estado (50%/50%).
Assim, os investimentos incluem o futuro aeroporto de Guarujá, em fase final de obras e que entrará em operação para a aviação civil.
“Isso já ocorrerá a partir de 2025 atraindo ainda mais turistas para a região”, garantiu o ministro Padilha, que esteve nesta sexta (20) na região, com visitas à sede da Autoridade Portuária, campus da Unifesp, encontro com trabalhadores portuários e atividades políticas em Santos e São Vicente.
Padilha também gravou o programa Jornal Enfoque.
Infraestrutura
Assim, os valores citados pelo ministro incluem investimentos em obras de infraestrutura para atender a demanda crescente na movimentação portuária, inclusive acessos ao maior porto da América do Sul.
Além da garantia do aprofundamento do canal da dragagem de 15 para 16 metros, transferência do terminal de passageiros do Concais para o Valongo, que receberá a expansão do Parque Valongo, cuja primeira etapa já foi entregue em julho.
Ele também se encontrou com trabalhadores portuários, temerosos pelo impacto da licitação do STS-10.
E garantiu que qualquer decisão a ser tomada pelo governo em relação à área terá a garantia da manutenção dos empregos dos trabalhadores.
O ministro também conheceu a área que receberá o futuro poliesportivo da Unifesp – Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, na Vila Mathias.
E acompanhou detalhes sobre a definição dos locais que receberão os futuros institutos federais em Santos e São Vicente, anunciados pelo presidente Lula em fevereiro.
Em Santos, está em pauta a área dos Correios, próxima à Hospedaria dos Imigrantes, mas a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) busca outras áreas, especialmente na Zona Noroeste.
Padilha também enfatizou os investimentos na área habitacional, onde 2 mil unidades estão em construção na região dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.
“Após as eleições, com novos governos, estaremos recebendo novos projetos para ampliar estes números”, salientou.
Lula na ONU
Durante o programa, o ministro também falou sobre a expectativa da participação do presidente Lula da Assembleia Geral da ONU, que irá até o dia 25, em Nova York.
“Aprovamos projetos importantes, como o novo marco regulatório do hidrogênio verde, biocombustíveis para aviação, entre outras ações. E até o final do ano, o mercado de crédito de carbono”, disse Padilha, ao destacar a redução em 60% no desmatamento na Amazônia, sinal de “novos tempos no governo federal”.
“O Brasil vai assumir lugar no pódio mundial na área ambiental”, enfatizou.
Padilha também falou sobre as bets, queimadas e os impactos na economia e na inflação, vacinas e a relação do Governo com o Congresso Nacional, cujas mudanças nas presidências do Senado e da Câmara ocorrerão em fevereiro.
“Vamos respeitar o processo interno da Câmara”, enfatizou.
Afinal, em momentos que o governo interferiu na escolha, os resultados foram desastrosos.
Vide a eleição de Eduardo Cunha que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Audiências
As audiências ambientais do túnel Santos-Guarujá ocorrerão no dia 9 de outubro, às 17 horas, no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro), em Santos.
E no dia 10, às 17 horas, no Teatro Procópio Ferreira, em (Avenida D. Pedro , 1.350, em Guarujá).
Programa Jornal Enfoque
Assim, o programa estará disponível a partir desta segunda (23), às 9 horas, com transmissão pelas redes sociais do Boqnews.
E reprise, às 15 horas, pela TV Com e, às 17 horas, pela Rádio Santos FM.
Confira abaixo o vídeo do Ministro Alexandre Padilha falando dos investimentos do Governo Lula no Porto de Santos e em outras áreas da região:
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.