Moradores questionam projeto da Nova Ponta da Praia | Boqnews

Obras

16 DE MARÇO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Moradores questionam projeto da Nova Ponta da Praia

Reunião neste domingo (17) discute possíveis soluções para conflitos encarados

Por: Ana Caroline Freitas
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O bairro Ponta da Praia passa por processo de reformulação. Na manhã da última segunda-feira (11), começaram as obras do projeto, anteriormente planejado para o fim de fevereiro.

O ponto de partida foi o trecho da Avenida Saldanha da Gama junto com a rua Afonso de Paula Lima.

O trabalho realizado é para estreitar o canteiro central e alargar o calçadão paralelo ao mar, onde será transferida a ciclovia e áreas de convivência.

Para o projeto, de acordo com o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), foi autorizado o corte de 12 árvores na Ponta da Praia.

Questionada se haverá replantio, a Prefeitura informou que só na Avenida Saldanha da Gama o número de árvores e palmeiras será praticamente dobrado.

CAT

Um dos destaques da Nova Ponta da Praia é a construção do Centro de Atividades Turísticas (CAT).

Projetado para atrair um público misto, o novo centro de convenções acomodará diversos tipos de eventos.

Entretanto, é possível observar algumas diferenças entre o empreendimento futuro e o que existe atualmente – Mendes Convention Center (ver quadro a seguir).

A Prefeitura explicou a redução das vagas de estacionamento mencionando que o atual centro de convenções dispõe de outros espaços.

Haverá uma redução de 752 para cerca de 400 vagas. A capacidade de público também deverá ser menor, ao comparar o atual centro e o futuro.

Comparação entre dados de infraestrutura do centro de convenções atual e do projeto. Arte: Mala

 

Debate

Na última quinta-feira (14), houve uma reunião convocada pelo representante da Comissão de Moradores do Residencial Nova Era, na Ponta da Praia.

Na ocasião, Euripedes Rodrigues apresentou a proposta da comissão a respeito das obras da Nova Ponta da Praia. Nela, foram expostas discordâncias.

Em relação ao novo local para o Mercado do Peixe, os conflitos destacados foram: ausência de espaço para atividades de docas, degradação de edificações vizinhas, estacionamento, além de barulho e forte odor.

O segundo ponto ressaltado foi o sucateamento do Terminal Pesqueiro Público de Santos (TPPS).

Já o terceiro conflito foi sobre o Centro de Convenções. Rodrigues mostrou possíveis problemas de mobilidade urbana.

Um é a travessia de balsas da Dersa. O outro é o número de vagas de estacionamento – reduzido em relação ao centro de convenções atual.

Para a reunião, foram convidados diversos representantes de instituições governamentais, de administração e da sociedade civil. Entretanto, a adesão foi baixa e a proposta não foi apresentada completamente.

Devido a necessidade de uma solução conjunta para os conflitos foi convocada uma nova reunião para domingo (17).

No evento, de acordo com Euripedes, serão mostrados argumentos que serão levados ao Ministério Público Federal.

A reunião será na garagem do Conjunto Residencial Nova Era a partir das 18h. O imóvel fica à Rua República do Equador, 118/120, Ponta da Praia.

Reclamação

Uma das atrações turísticas da cidade foi diretamente afetada pela remodelação.

Thais Moron, diretora do Museu de Pesca, afirma que a instituição não foi avisada antecipadamente de que a via ficaria apenas com uma faixa para veículos.

Dessa forma, o estacionamento dos ônibus de excursão tornou-se uma preocupação.

A diretora enfatiza que são cerca de 4.000 visitantes por mês que visitam o espaço, a maioria crianças. Assim, Thais questiona os riscos que podem existir durante esta fase de obras.

Ela relata ainda que procurou a Prefeitura de Santos e a CET de formas oficiais, porém não obteve êxito.

No entanto, ao contatar o prefeito por meio de rede social, obteve resposta que “a coordenação do projeto vai entrar em contato”.

Posteriormente, a diretora informou à Reportagem que houve retorno: “A arquiteta da Prefeitura me ligou e marcou reunião para segunda-feira (18)”, declarou Thais.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.