I Mostra Inclusiva começa nesta quarta-feira (17), em Santos | Boqnews

Lar das Moças Cegas

16 DE SETEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

I Mostra Inclusiva começa nesta quarta-feira (17), em Santos

Evento celebra o Dia da Luta da Pessoa Com Deficiência

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, o Lar das Moças Cegas (LMC) realizará, nos dias 17, 18 e 19 de setembro, a I Mostra Inclusiva do LMC. O evento apresentará os serviços oferecidos pelo LMC, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre os aspectos que envolvem cidadania e inclusão.  A Mostra será no Salão de Festas da Entidade, das 9 às 17 horas, com entrada franca.

Pela primeira vez a entidade fará uma ação de tal porte, celebrando o Dia Nacional da Luta da Pessoa Com Deficiência. A data foi instituída por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Desde então vem sendo lembrada e comemorada todos os anos. É importante que a sociedade reflita e seja participante da luta pela inclusão social.

O evento será direcionado a estudantes de todas as idades e a pessoas interessadas no tema.  Iniciativas como essa são importantes para que a sociedade se envolva com a causa e reconheça a importância de instituições como o Lar das Moças Cegas.

Vivências

O evento terá três espaços que proporcionarão novas vivências. A intenção é que essa experiência faça com que as pessoas entendam melhor o que é a deficiência visual.

No espaço sensorial, as terapeutas do LMC trabalharão os outros sentidos. Vendados os visitantes trabalharão o tato, o olfato, o paladar e a audição. Na Orientação e Mobilidade as pessoas farão um percurso como deficientes visuais, conhecendo as dificuldades enfrentadas diariamente por eles.

O terceiro espaço é a Sala da Audiodescrição, que apresentará o recurso de acessibilidade em vídeos e desenhos animados. Além disso, serão exibidos os filmes institucionais da instituição e depoimentos de alguns de seus profissionais.

Atrações

A I Mostra Inclusiva do LMC terá apresentações durante os três dias de eventos:

17/09 – 10h – Apresentação da capoeira escola para todos
17/09 – 15h – Apresentação do Coral Raio de Luz
18/09 – 10h – Apresentação da Banda do LMC
18/09 – 15h – Apresentação musical com alunos e colaboradores do LMC
19/09 – 10h – Apresentação do grupo musical formados por alunos e colaboradores do LMC
19/09 – 15h – Apresentação do Coral Infantil Do LMC

A I Mostra Inclusiva tem o apoio de: Cirúrgica Santista, Positivo Informática, Clínica de Fonaudiologia Luciana Grottone, Luxúria Modas, Academia Movimento S.A., Liner Serviços e Comércio Exterior, Ao Pharmacêutico, Ótica Mônica, Unialvo Seguros, Pulseira Virtual.  Colégio Afonso Pena e o Clube Estrela de Ouro.

Atividades do LMC

Atualmente, o Lar das Moças Cegas atende cerca de 400 deficientes visuais de todas as idades. A instituição conta com 80 voluntários e 134 colaboradores, e proporciona diversos serviços. O LMC é a primeira instituição para deficientes visuais, no Brasil, certificada com o Selo de Qualidade ISO 9001:2008. A instituição possui três unidades: a Sede Administrativa e de atendimento, na Av. Ana Costa, nº 198; o Centro Aquático “Carlos Inocêncio Gomes”, Rua Pará n° 47; e o “Sítio Paraíso”, em Pedro de Toledo, no Vale do Ribeira. Mais informações pelo telefone (13) 3226 2760.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.