Mudanças no Carnaval 2019 trazem expectativa positiva | Boqnews
Foto: Divulgação Carnaval

Folia

13 DE JANEIRO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Mudanças no Carnaval 2019 trazem expectativa positiva

Novas diretrizes para realização dos desfiles em ruas da Cidade são vistas como positivas pelos responsáveis pelas agremiações

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

As mudanças introduzidas pela Prefeitura de Santos para a circulação das bandas no Carnaval (Carnabanda) 2019, por meio do Decreto 8.305, repercutiram positivamente nas agremiações da Cidade, que consideram as medidas favoráveis à organização dos desfiles.

As novas orientações visam evitar a repetição dos transtornos ocorridos no ano passado, quando foram registradas brigas e tumultos, além de permitir que esses eventos, tradicionais na história do Carnaval santista, possam beneficiar as comunidades envolvidas e também servir como atrativo turístico.

Entre as novidades instituídas pelo decreto, haverá a limitação para apenas duas exibições por dia, o que possibilitará à Administração Municipal e os responsáveis pela organização das bandas concentrar esforços para garantir segurança e as condições de infraestrutura necessárias, como o apoio da CET e equipes de limpeza urbana.

O período para que as bandas se apresentem será de 1º de fevereiro a 5 de março.

Este ano, o Carnaval ocorrerá no período de 2 a 5 de março.

No entanto, nos dias úteis, o horário pré-estabelecido será das 19 às 22 horas, enquanto que nos finais de semana e dias de Carnaval os horários serão definidos pela Prefeitura.

“No ano passado tivemos dias que receberam o desfile de cinco bandas, algumas em horários simultâneos, dificultando a logística e também o trabalho da Polícia Militar”, destaca o secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal.

Assim, ele justifica a limitação de realização de apenas dois desfiles diários como forma de dar mais atenção aos eventos.

Sem baderna

Entusiasta da manutenção da tradição carnavalesca dos santistas, o secretário aposta que, a medida em que os desfiles oferecerem melhores condições de participação dos foliões locais e visitantes, esses eventos poderão contribuir para que o Carnaval na Cidade represente um forte atrativo turístico, com reflexos positivos na economia local.

“Carnaval não pode ser sinônimo de confusão, violência e baderna, mas de alegria, lazer e segurança para os foliões e famílias que participam”, ressalta.

O decreto também definiu que as bandas poderão desfilar em toda a Cidade, com exceção das avenidas da orla, Praça Almirante Gago Coutinho, avenidas Rei Alberto I e Epitácio Pessoa.

E ainda: ruas Governador Pedro de Toledo e Galeão Carvalhal, além da Praça Independência, avenida Floriano Peixoto, ruas Barão de Penedo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Além disso: jardins da praia e vias de acesso aos morros também estão vetadas.

Boa receptividade

As novas orientações geraram expectativas positivas nos responsáveis pela organização das bandas locais.

Para o presidente da Banda White Day, Alexandre Alves de Oliveira, o Panqueca, a publicação do decreto já é uma demostração de que a Administração Municipal está disposta a apoiar os eventos e unir forças para torná-los melhores.

“De nossa parte, há o interesse de que sempre tudo corra bem. Tenho certeza de que agora com o maior apoio da Prefeitura poderemos aprimorar os desfiles”, destaca Panqueca

Ele recorda o tempo em que a Cidade era reverenciada pelo seu Carnaval de rua, especialmente pela realização, à época, do Banho de Dona Dorotéia.

Assim, como Panqueca, o responsável pela Banda Sanatório Geral, Joel da Silva, também compartilha a opinião de que as novas diretrizes serão benéficas, possibilitando a participação de públicos cada vez maiores.

“Com a união e colaboração de todos podemos resgatar o melhor do Carnaval de rua santista, entendendo que, além de levar alegria aos foliões, os eventos podem contribuir com a economia local, gerando emprego e renda a muitos setores”, ressalta.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.