Municípios devem aumentar combate aos mosquitos no verão | Boqnews
Foto: Divulgação dengue

Região

24 DE OUTUBRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Municípios devem aumentar combate aos mosquitos no verão

Baixada Santista registrou em 2016, até outubro, 70 casos de chikungunya e seis de zika vírus

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O verão é a época ideal para a proliferação de mosquitos, especialmente o aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Por esse motivo, é indispensável que os municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista enviem os planos de combate aos insetos e informem as ações que estão em andamento. Essa medida contribuirá para controle dos casos, capacitação dos profissionais da rede de atendimento e para garantir mais agilidade nos diagnósticos.

O alerta foi feito por Iraty Nunes Lima, diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica, da Diretoria Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS-IV). Ela participou, na última quinta-feira (20), da reunião da Câmara Temática de Saúde, do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), formada por representantes dos nove municípios da região e do governo do Estado.

O encontro aconteceu na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), em Santos, com o objetivo de debater os planos municipais de contingências para controle de arboviroses, doenças transmitidas por insetos. Iraty ressaltou que os técnicos do setor de controle epidemiológico esperam um aumento no número de casos de chikungunya, este ano, daí a importância de se trabalhar com informações atualizadas e garantir um controle regional.

DengueDe acordo com Ângela Maria Antunes Freire, também da DRS-IV, apenas Bertioga, Santos e Itanhaém enviaram os seus planos, até o momento. As demais prefeituras devem enviar até esta terça-feira (25) suas propostas.

Os últimos números divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, em 17 de outubro, indicam que a Baixada Santista registrou 70 casos de chikungunya em 2016, até a primeira quinzena de outubro, além de seis casos confirmados de zika vírus em gestantes.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.