Nutecmar recebe inscrições para curso que ensina a utilizar energias renováveis | Boqnews

Cidades

15 DE FEVEREIRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Nutecmar recebe inscrições para curso que ensina a utilizar energias renováveis

O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR), em Santos (SP), recebe, até esta sexta-feira (18), inscrições para o curso Energias Renováveis. Marcada para este final de semana, dias 19 e 20, das 9 às 18 horas, a capacitação traz informações sobre tecnologias limpas de geração de energia. O intuito é oferecer soluções que contribuem […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental (NUTECMAR), em Santos (SP), recebe, até esta sexta-feira (18), inscrições para o curso Energias Renováveis. Marcada para este final de semana, dias 19 e 20, das 9 às 18 horas, a capacitação traz informações sobre tecnologias limpas de geração de energia.

O intuito é oferecer soluções que contribuem com melhorias ambientais e, que em médio prazo, podem se traduzir em redução de despesas para quem as aplica.

O curso aborda as fontes energéticas sustentáveis, não-poluentes e
alternativas como as energias solar, eólica, hidráulica, geotérmica, da
biomassa, maremotriz (através do movimento de massas de água devido às marés) e maremotérmica (que aproveita as diferenças de temperatura do mar para produzir energia).

Além de noções de aplicações das energias alternativas, os alunos conhecerão ainda os impactos ambientais do uso de recursos energéticos não-renováveis, a história do uso da energia e as diferentes formas de potência.

O curso é destinado a empresários, gestores e engenheiros ambientais,
biólogos, oceanógrafos e estudantes da área. Porém, é aberto a todos que tiverem interesse em conhecer mais sobre fontes de energia sustentáveis.

“Conhecendo as tecnologias limpas de geração de energia, os alunos adquirem elementos para aplicá-las em suas próprias residências, condomínios ou empresas, bem como ter argumentos para sugerir ao Poder Público que igualmente as aplique”, destaca o gestor ambiental, especialista em Aplicação das Energias Renováveis e sócio-diretor do Nutecmar, Eduardo Meurer.

O gestor ambiental acredita que o País pode evoluir nesta questão e tem
potencial para produzir muito mais energia sustentável. “A energia eólica
começa a ganhar volume no nordeste do Brasil, mas a Espanha, país muito menor que o nosso, possui um parque eólico imensamente maior. O mesmo acontece com energia solar. O Brasil tem muito mais dias de sol por ano do que a Alemanha, mas são eles que possuem um potencial instalado de geração de energia elétrica, através de painéis solares, de fazer inveja. Temos a faca e o queijo nas mãos, mas não sabemos aproveitar”, exemplifica.

Segundo ele, é possível fazer mais, principalmente pela diversidade de
recursos encontrados no País. “O Brasil é referência mundial no uso de
biocombustíveis e tem uma matriz energética baseada principalmente em
hidroeletricidade, o que o coloca à frente de muitos países desenvolvidos.
Se explorássemos melhor nossos recursos abundantes, gratuitos e infinitos, que são a luz do sol e a força dos ventos, poderíamos facilmente deixar de queimar combustíveis fósseis e nos tornarmos o País número um no mundo no que se refere ao uso de tecnologias limpas de geração de energia”, opina Meurer.

Serviço

 O investimento é de R$ 400, que podem ser divididos em até duas parcelas sem juros. A taxa de inscrição, parte do valor investido, é de R$ 50. O Nutecmar fica na Avenida dos Bancários, 76, cj. 14, na Ponta da Praia, em Santos (SP). Informações pelo telefone (13) 3345-6766, no site www.nutecmar.com.br, por e-mail [email protected], e no Twitter: @nutecmar.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.