Inauguração do CAPS AD representa nova etapa da Saúde Mental em Santos | Boqnews
Fachada Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Zona Orla e Intermediária. Foto: Fernando De Maria

Poder Público

27 DE ABRIL DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Inauguração do CAPS AD representa nova etapa da Saúde Mental em Santos

Prefeito Rogério Santos entregou nova unidade, que ocupa imóvel na Vila Belmiro. A Zona Noroeste também ganhará serviço semelhante.

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No dia 3 de maio de 1989, a então prefeita Telma de Souza (PT) decretou a intervenção municipal no Hospital Anchieta.

Isso após uma série de denúncias contra a unidade hospitalar, localizada na Vila Belmiro, e que ficou conhecida  como a Casa dos Horrores em razão das péssimas condições oferecidas aos seus pacientes.

Violência, más condições de higiene, sucessivas mortes e superlotação eram alguns dos problemas encontrados no local.

Na ocasião, o jovem médico psiquiatra Roberto Tykanori Kinoshita ficou à frente da missão de revolucionar a área de saúde mental no Município.

Assim, as ações mudaram a imagem de Santos na luta antimanicomial, reverberando para todo o País e no exterior.

Portanto, passados quase 34 anos, Tykanori voltou às imediações onde outrora funcionara a Casa dos Horrores.

Só que em um imóvel vizinho, do outro lado da rua, na Rua Monsenhor Paula Rodrigues, na Vila Belmiro.

Onde funcionava a antiga creche dos funcionários do Hospital Beneficência Portuguesa.

Aliás, no mesmo local onde ele deixava a filha pequena, a poucos metros do prédio onde atuava como interventor na Casa de Saúde Anchieta.

Médico psiquiatra Roberto Tykanori aguarda detalhes técnicos para assumir a diretoria da área de saúde mental do Município, recém-criada. Foto: Fernando De Maria

Caps AD ZOI

Assim, nas coincidências da vida e às vésperas da data do fim da Casa de Saúde Anchieta,  o prefeito Rogério Santos inaugurou o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Zona Orla e Intermediária (Caps AD ZOI) nesta quinta (27).

Trata-se de um novo e mais amplo espaço para discutir e dar melhores condições no atendimento a frequentadores do local, maiores de 18 anos, dependentes de álcool e drogas.

Aliás, a presença de Tykanori não é à toa.

Afinal, ele aguarda questões burocráticas – leciona na Unifesp – Universidade Federal de São Paulo – para ser cedido ao Município e retomar esta luta, agora com  aspectos bem distintos em relação àquele momento.

Ou seja, como a invasão das drogas – e surgimento de novas, como o crack – e a explosão das redes sociais, que atingem corações e mentes, especialmente de jovens,  problemas inexistentes no final dos anos 80 e início dos anos 90.

Dessa maneira, a nomeação deve ocorrer, no máximo, em duas semanas.

Tão logo ocorra, ele se tornará o coordenador do departamento de Saúde Mental do Município, área a qual o prefeito Rogério Santos já anunciou que será uma das prioridades, especialmente em razão do crescente problema social que ocorre nas cidades brasileiras e do mundo.

Crescimento

Para se ter ideia, os afastamentos em empresas por doenças mentais cresceram 30% entre 2020 e 2022 – período da pandemia.

“É uma prioridade que estamos trabalhando”, salientou, durante a inauguração do espaço, transferido do antigo imóvel na Rua Silva Jardim onde o serviço funcionava.

Além disso, o prefeito assinou decreto criando o Departamento de Saúde Mental nos quadros da Secretaria de Saúde de Santos, sob o comando do médico Adriano Catapreta.

Assim, o novo setor concentrará todos os serviços municipais e unidades relacionadas ao assunto.

Por sua vez, o prefeito planeja que o novo espaço funcione por 24 horas em breve.

Assim, além da unidade na Vila Belmiro, a Zona Noroeste ganhará um serviço semelhante, cujo imóvel já está em escolha e definição.

Caps

Além das unidades específicas para usuários de álcool e drogas, as outras 13 dos Caps – Centro de Atenção Psicossocial voltadas para doenças mentais também passarão por remodelações, inclusive o CAPs infantil.

Quando ocupar o cargo, Tykanori sabe que terá carta branca para fazer as ações necessárias para melhorar o serviço público na área de saúde mental – e atender as novas e crescentes demandas.

“Sabemos do sofrimento destas pessoas e de seus familiares. Muitas vezes, elas são marginalizadas”, enfatizou o prefeito Rogério Santos durante a inauguração.

Recentemente, uma mãe levava sua filha ao Caps e o parou na rua, onde expôs que a moça estava sendo atendida no serviço público, elogiando o trabalho oferecido.

“Isso me mostrou ainda mais que estamos no caminho certo ao investir nesta área, pois esta é uma nova demanda da sociedade moderna”.

Ao lado de vereadores, secretários e profissionais e estagiários de Saúde, o prefeito Rogério Santos entregou a nova unidade iniciando o processo de reformulação da área de saúde mental do Município. Foto: Fernando De Maria

Inovar

Dessa forma, Tykanori diz que aceitou o convite, pois reconhece que é preciso inovar.

“Não é voltar para fazer o mesmo”, diz.

Ou seja, há necessidade de mudança de concepções no conceito do atendimento – neste caso – de usuários de drogas e álcool.

Na prática, segundo ele, não dá para colocar em prática ações pensadas no passado para os dias atuais.

“A sociedade mudou, o mundo mudou. Enfim, os problemas mudaram. O desafio é maior, envolvendo questões além da saúde. As percepções sobre os problemas da vida têm gerado sofrimentos para muitos”, salientou.

Atuando há cerca de seis anos com pacientes dependentes de álcool e drogas, o médico reconhece que o foco dos profissionais precisa mudar.

“Percebemos que estamos fazendo errado, entendendo o problema de forma errada”, diz.

Ou seja, ao invés de pensar que em razão de ter problemas pessoais uma pessoa usa substâncias químicas (álcool ou drogas), na prática a situação é oposta.

Ou seja, a pessoa usaria as substâncias por ter problemas e seria uma forma de esquecê-los, entrando em um círculo vicioso. Literalmente.

“Se achar que vai usar para resolvê-los, isso significará que na prática vai gerar mais problemas”, enfatiza.

“Somos seres fisiológicos. E a emoção é fisiológica, mas a razão não é”, enfatiza.

Espaço oferece uma série de serviços para os usuários. São cerca de 1.400 pacientes cadastrados na unidade, que mudou da Rua Silva Jardim para a Rua Monsenhor Paula Rodrigues. Foto: Fernando De Maria

Local

Com área ao ar livre gramada, o novo espaço funcionará à Rua Monsenhor de Paula Rodrigues, 170, na Vila Belmiro.

Pessoas que sofrem por uso abusivo de álcool e drogas podem ir espontaneamente ao local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem necessidade de encaminhamento por um profissional de saúde.

A unidade tem cerca de 1.400 prontuários ativos, ou seja, usuários que utilizam regularmente o serviço.

O novo prédio  conta com cinco salas de atendimento, banheiros acessíveis para usuários e servidores, salas de convivência, de enfermagem.

E também leitos para homens e mulheres.

E ainda: salas de medicação, farmácia, sala de grupos e atividades terapêuticas coletivas.

Na área externa, constam ainda setores cobertos e descobertos para atividades, jardim, um palco, além de outros espaços de apoio ao serviço.

A equipe de atendimento conta com psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais.

E ainda: acompanhantes terapêuticos, assistentes sociais, oficiais de administração e equipe de limpeza.

Estudantes de cursos da Unifesp, como de Psicologia e Terapia Ocupacional, por exemplo, também atuam no local.

O imóvel é locado junto à Sociedade Portuguesa de Beneficência.

 

Leia Mais:

 

 

(*) Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santos

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.