Nesta segunda-feira (15), o OGMO Santos comemora 28 anos de atuação no Porto de Santos.
Sendo assim, considerado o principal elo entre o operador e o trabalhador portuário avulso, o órgão comemora quase três décadas de trabalho reforçando seu papel fundamental no maior Porto da América Latina.
A fundação
O OGMO/SANTOS teve criação em 15 de maio de 1995. A ideia por trás da criação do OGMO/Santos foi centralizar e unificar a gestão da mão de obra portuária avulsa em uma única entidade.
Desse modo, em substituição ao modelo de controle e distribuição dos trabalhos anteriormente realizados pelos Sindicatos Laborais.
Contudo, o objetivo era fazer isso sem retirar dos Operadores Portuários a responsabilidade efetiva, inclusive de supervisão e pagamento, pela mão de obra que utilizam na execução das operações portuárias realizadas dentro do porto organizado.
A segurança e a saúde do trabalhador portuário passaram, também, a ter destaque nesse contexto.
Declarado de utilidade pública pela Lei 8.630/1993, o OGMO/Santos é mantido pela Lei 12.815/2013. E tem por objetivo administrar e fornecer funcionários capacitados e treinados para trabalharem no porto de Santos.
Evolução
Durante os últimos 28 anos, o OGMO/Santos investiu em tecnologia em benefício ao trabalhador, com a criação do aplicativo OGMO/Santos Digital.
Dessa maneira, melhorando e tornando ainda mais dinâmica a rotina do trabalhador portuário.
Em 2019, lançou a Escala Digital, que então passou a oferecer um meio adicional e remoto de escalação.
Portanto, possibilitando aos trabalhadores o acesso aos trabalhos ofertados pelo aplicativo ou site do OGMO/Santos.
Em 2020, visando atender a Medida Provisória 945, de 4 de abril, implementou a escalação 100% digital.
“Um dos principais benefícios da escala digital é a maior uniformidade na distribuição dos trabalhos entre os trabalhadores, além de permitir que o trabalhador participe das ofertas de trabalho de onde estiver”, destaca Evandro Pause, diretor executivo do OGMO/Santos.
Ano passado, o órgão implementou o Processo Administrativo Disciplinar Digital, o PAD Digital, visando trazer mais agilidade na tramitação e transparência aos procedimentos administrativos disciplinares, possibilitando que o TPA tenha total interação com os PADs instaurados, apresentando sua defesa e recurso de forma exclusivamente digital, bem como consultando os andamentos dos processos a qualquer tempo.
Processo seletivo
Ainda nesse ano, o OGMO/Santos lançou o primeiro processo seletivo privado após 10 anos, desta vez para a categoria dos consertadores.
A realização da diplomação em março de 2023 dos 47 trabalhadores aprovados foi um marco na história recente do órgão.
Conduzido pelo Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP), o encerramento do processo seletivo se deu com o término do curso de formação que foi realizado pelo Centro de Excelência Portuária de Santos (CENEP) e contou, inclusive, com aulas práticas, ministradas por trabalhadores experientes da categoria dos consertadores inscritos no OGMO/Santos.
“O Porto de Santos não pára e o seu crescimento passa pelo OGMO/Santos, tanto na capacitação do trabalhador portuário avulso, para atender com excelência às demandas de trabalho dos operadores, como zelando pela segurança e saúde do trabalhador. Parabéns a todos que fazem deste OGMO o que ele representa não apenas para a cidade, mas para o país”, finaliza Evandro.