Todas as praias da orla santista estão impróprias para banho | Boqnews
Foto: Divulgação

Meio Ambiente

04 DE JANEIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Todas as praias da orla santista estão impróprias para banho

Boletim divulgado pela Cetesb mostra que todas as praias estão com bandeira vermelha

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

De acordo com boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)  todas as praias de Santos estão impróprias para banho nesta semana. A cidade, mesmo sendo a primeira do País no ranking do saneamento básico,  expõe – ao longo do ano – as bandeiras vermelhas pela orla.  Os dados foram coletados de 16 a 28 de dezembro.

praiasA classificação é feita de acordo com as densidades de bactérias fecais resultantes de análises feitas pela Cetesb e Secretária do Meio Ambiente em cinco semanas consecutivas, que utilizam como indicadores coliformes termotolerantes (antigamente denominados coliformes fecais),  E. coli e enterococos.
Tal poluição pode causar problemas de saúde, principalmente em pessoas que estão com a imunidade baixa. Micoses e disenteria são sintomas comuns. Além disso, problemas mais sérios como hepatite também pode ser contraídos.
Um dos fatores que resultam na má qualidade das águas é a poluição difusa – que são os resíduos sólidos jogados inadequadamente das ruas (principalmente fezes de animais) que, em dias de chuva, acabam indo para os canais e depois diretamente no mar, pela abertura das comportas. Outro importante fator é a questão do saneamento, tanto por áreas que não possuem rede –  nas comunidades carentes, localizadas principalmente no estuário junto às margens dos rios – como por ligações irregulares.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.