Parafernália avaliadora | Boqnews

Cidades

11 DE SETEMBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Parafernália avaliadora

Em pouco mais de dez anos o Ministério da Educação criou inúmeros mecanismos de avaliação do ensino superior brasileiro. Até então, apenas as comissões de visitação in loco eram responsáveis em conceituar as instituições, atribuindo-lhes notas e recomendações. Criou-se então o Provão, recentemente o Enade, o IDD, o ICG, o CPC… e por aí vai. […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em pouco mais de dez anos o Ministério da Educação criou inúmeros mecanismos de avaliação do ensino superior brasileiro. Até então, apenas as comissões de visitação in loco eram responsáveis em conceituar as instituições, atribuindo-lhes notas e recomendações. Criou-se então o Provão, recentemente o Enade, o IDD, o ICG, o CPC… e por aí vai. E dá-lhe listas classificatórias, rankings, etc. Notadamente têm-se ressaltado o valor das escolas públicas e condenado as privadas. Uma contradição se observada recente pesquisa da CNI/Ibope, apontando que 70% dos entrevistados consideram a educação superior particular “ótima”, contra 55% para o ensino público.


Havemos de reconhecer: nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Existem boas e más instituições, sejam elas públicas ou privadas. Imaginem agora a cabeça de quem vai escolher uma escola em busca do sonho profissional diante dessa parafernália avaliadora. Afinal, em quem confiar? Talvez seja esse um momento propício para dar ouvidos para quem nunca foi dedicada a atenção devida: o mercado de trabalho que contrata habitualmente esses profissionais. Por certo, ele saberá apontar de onde saem os profissionais melhores formados.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.