Santistas e turistas vão ganhar quatro novos acessos à faixa de areia, prolongamento de trechos do calçadão dotados de rampa em concreto armado do lado direito e degraus à esquerda.
Sendo assim, as obras começaram no dia 22 de agosto, no trecho de praia em frente ao Escolástica Rosa, na Praia da Aparecida.
Confira o vídeo dos serviços abaixo:
O projeto da Prefeitura envolve a construção de mais um acesso nas proximidades da Fonte do Sapo. Desse modo, na altura das ruas Alexandre Martins e General Rondon, na Praia da Aparecida (entre os canais 5 e 6). E outros dois na faixa de areia em frente às ruas Osvaldo Cochrane e a Basílica de Santo Antônio do Embaré, na Praia do Embaré (entre os canais 4 e 5)
Esse mesmo pacote de obras contempla a instalação de três válvulas antirretorno no canal da Avenida Washington Luis (canal 3), que impedirão a entrada de água do mar durante a ocorrência de maré alta. Desse modo, minimizando possíveis alagamentos nas vias próximas. Assim como, o prolongamento das passarelas de pedestres sobre os canais 5 e 6, junto ao mar, que hoje apresentam ‘degraus’ decorrentes dos efeitos das marés, dificultando a circulação de banhistas e esportistas.
Além disso, as intervenções envolvem ainda a recuperação de taludes e muretas em granito dos canais 3 ao 6, no trecho da praia.
Acessos
“Os novos acessos à faixa de areia facilitarão a circulação dos banhistas e esportistas, sobretudo nos períodos em que a força da maré retirou volumes de areia, criando um degrau entre o passeio e a praia”, explicou a arquiteta Marta Moura Ribeiro Leite Flores, da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), responsável pelo acompanhamento e supervisão das intervenções.
Com a movimentação das marés, a areia é carreada para o trecho próximo aos canais 2 e 3. E depois transportada regularmente, em caminhões, de volta à Praia da Aparecida.
Válvulas antirretorno
Primeiros dispositivos a serem instalados no sistema de drenagem da Cidade, as válvulas antirretorno serão inseridas no ponto de junção das redes das ruas Lincoln Feliciano, Pindorama e Jorge Tibiriçá com o canal 3. Dessa maneira, onde os alagamentos ocorrem em ocasiões de forte ressaca, conforme adiantou o secretário Wagner Ramos, titular da Seinfra.
Embora a instalação das válvulas tenha sido precedida por estudos a cargo de empresas especializadas, o secretário alerta que a força da natureza é imprevisível. “O objetivo é mitigar possíveis alagamentos”, frisou.
Investimento
O pacote de obras na faixa de areia está a cargo da empreiteira Focus Consulting Engenharia, vencedora da concorrência pública. Dessa maneira, que tem prazo contratual até o primeiro semestre do próximo ano para a conclusão.
O investimento é de R$ 3.503.026,49, financiados pelo Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos). O fundo teve criação pela lei nº 2956, de 2013, com a finalidade de captar recursos para aplicação nos projetos de desenvolvimento e renovação urbana. Assim como, em obras prioritárias do sistema viário, saneamento, transporte coletivo e de equipamentos públicos.
Além disso, o conselho gestor do Fundurb é integrado por representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e de Finanças (Sefin). Assim como, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU).
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.