Que tal um bom destino para todas as épocas do ano, a cidade de Cunha, que fica no Estado de São Paulo, na divisa com o Rio de Janeiro, é um roteiro ideal para quem busca belezas naturais.
Cunha é um bom lugar para viajar não só em feriado, mas em finais de semana, ou fazer aquele tradicional bate-volta.
O município com um pouco mais de 20 mil habitantes, se destaca pelas cachoeiras, a serra do mar, o artesanato, a arte da cerâmica, além dos tradicionais eventos culturais. Seja em casal, com amigos ou familiares, Cunha surpreende os turistas.
Importante ressaltar que a cidade fica a um pouco mais de uma hora carro de Paraty (RJ), outro município que vale a pena conhecer.
Cachoeira do Pimenta
Visitar uma cachoeira em Cunha é obrigatório, é como ir em uma praia no Rio de Janeiro, por exemplo. Entre as belas cachoeiras, está a do Pimenta que fica ao lado do Museu da Energia. O público pode aproveitar a queda da água e tomar o famoso banho de cachoeira. O acesso é pela Estrada do Monjolo. O passeio é melhor ainda em dias de sol.
Pedra da Macela
Já para quem gosta de trilha e aventura, a Pedra da Macela proporciona uma experiência única. O acesso é pela Rodovia Cunha. Assim, o público precisa deixar o carro e seguir a pé por 2 km até o local, o caminho é uma subida íngreme, ou seja, é necessário ter um preparo físico.
Porém, vale a pena o esforço. Chegando no pico de 1.840m de altitude, o público encontra uma linda paisagem de onde se avista a cidade de Paraty, a baía da Ilha Grande e parte de Angra dos Reis e toda a região serrana que circunda Cunha.
Contemplário
Outra opção de passeio em Cunha é o Contemplário que permite o público conhecer as plantações de lavanda, alecrim, capim limão e outras plantas aromáticas. O local abre das 10h às 18h, exceto terça e quarta, quando está fechado.
Outras atrações
Além disso, o turista pode aproveitar para conhecer os musesus e casas de artesanatos na cidade. Outra curiosidade é que Cunha tem muito fusca, não é à toa que a cidade é considerada a capital deste veículo no Brasil.