A Guarda Municipal (GM) realizou 1.968 ações de patrulhamento preventivo na orla da praia entre janeiro e julho deste ano, 104% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram computadas 962. O balanço aponta mais abordagens do efetivo a pé, em viaturas, motos, quadriciclos e patinetes elétricos, nos horários que revelam registros de mais ocorrências, sempre com apoio do SIM (Sistema Informatizado de Monitoramento), em funcionamento 24 horas.
Segundo o comandante da GM, Flavio Brito, o patrulhamento preventivo é realizado conforme as demandas percebidas pelos próprios guardas, originadas pelo telefone 153 e encaminhadas pela Ouvidoria Municipal. “O patrulhamento tem como objetivo inibir as infrações cometidas contra o Código de Posturas, bem como atos ilícitos. Boa parte das ocorrências atendidas é evitada pela participação direta do GM”, disse ele.
O levantamento sobre a ação preventiva também mostra queda de 57% no número de furtos e tentativas: de 42 caiu para 18. Outros resultados da intensificação do patrulhamento: aumento do número de flagrantes por uso de entorpecentes, de 9 para 14, e das apreensões de pipas com uso de cerol, de 10 para 16; queda dos atos de depredação, de 68 para 36, e das pichações, de 64 para 19.
Social
Para evitar o crescimento e a continuidade das pessoas em situação de rua, as abordagens conjuntas da GM e das equipes das secretarias de Assistência Social e de Saúde passaram de 212 para 2.398.
Equipes das ruas e do SIM em sintonia
O trabalho em conjunto da corporação tem sido um dos objetivos para aprimorar a eficácia das ações preventivas. Das ruas, os guardas municipais acionam o SIM imediatamente no caso de uma ocorrência, para que a câmera mais próxima da orla seja designada a acompanhar o desfecho de determinada situação. E sendo a ocorrência percebida primeiramente pelo SIM, as viaturas mais próximas são avisadas, bem como a Polícia Militar.
Das 295 câmeras na cidade, 44 com giro de 360º estão localizadas na orla entre o José Menino e o Ferry Boat. A central do SIM fica no paço municipal, funciona 24h, possui diversos monitores com imagens das ruas, e ainda recebe as ligações dos munícipes pelo telefone 153.
“As câmeras estão contribuindo para o trabalho preventivo da GM desenvolvido em toda orla, trazendo um aprimoramento nas ações e mais qualidade no atendimento à população”, disse o comandante Brito.