Santistas aprovam primeira metade do mandato de Paulo Alexandre Barbosa | Boqnews
Nara Assunção

Pesquisa Enfoque

23 DE JANEIRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Santistas aprovam primeira metade do mandato de Paulo Alexandre Barbosa

Índice é de 45,1%, ante 28,1% que o desaprovam; foram ouvidas mil pessoas.
População também opinou se o chefe do Executivo merece ser reeleito

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A população de Santos aprova a primeira metade do mandato do prefeito Paulo Alexandre Barbosa. Ao todo, 45,1% dos santistas afirmaram aprovar os dois primeiros anos de trabalho, ante 28,1% que reprovaram as ações do chefe do Executivo. Os números foram obtidos na pesquisa realizada pela Enfoque Comunicação com 1000 moradores da Cidade, entre os dias 5 e 20 de janeiro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos (veja os dados completos no quadro abaixo).

Verificando os conceitos dados à Administração, é possível observar que os índices “bom” e “regular” estão bem próximos, dentro da margem de erro. Além disso, a pesquisa também quis saber se o santista apoiaria o atual prefeito em uma eventual disputa à reeleição no comando do Palácio José Bonifácio. Um terço dos entrevistados afirmou que “ainda é cedo” para tratar do assunto.

> Leia também: Maioria não conhece o trabalho da Câmara de Santos

> Leia também: Para santistas, Papa será o parlamentar mais atuante da região

Já os conceitos de “merece ser reeleito” e “não merece ser reeleito” estão parecidos, o que leva à conclusão de que o cenário está indefinido, neste momento, visando um hipotético pleito com a participação do atual prefeito em 2016.

Considerando aqueles que qualificaram o trabalho de Paulo Alexandre como “regular”, 39,3% disseram que “ainda é cedo” para pensar na reeleição e 32,7% afirmaram que Barbosa “não merece ser reeleito”; e outros 9,3% apostam na reeleição. No universo dos que ressaltaram que a gestão é “péssima”, 72,7% não querem a reeleição do atual prefeito.

Análise
Fazendo um cruzamento dos resultados obtidos pelo levantamento da Enfoque Comunicação é possível constatar que o prefeito Paulo Alexandre Barbosa terá que intensificar o trabalho, visando o convencimento daqueles que ainda não aprovam na totalidade sua gestão, ou seja, os que classificam sua administração como regular.
Por exemplo: entre os que responderam que a Administração realiza um trabalho “regular”, 42,4% disseram, no questionamento seguinte, que reprovam os primeiros dois anos de mandato de Barbosa e 28% afirmaram aprovar as ações do chefe do Executivo.

Dentro daqueles que optaram por afirmar que o mandato de Paulo Alexandre é “bom”, 73,5% dos entrevistados aprovam a gestão e 11,2% a desaprovam.
Antevendo um quadro eleitoral, em 2016, com a presença de Barbosa, verifica-se que ele tem o apoio maciço daqueles que aprovam sua administração. No universo dos que responderam que a gestão é “ótima”, 76,2% creem que ele “merece ser reeleito”. No quadro dos que qualificaram a primeira metade do mandato como “boa”, 48,1% apoiam a recondução do chefe do Executivo, ante 28,4% que acreditam “ser cedo” para tal decisão.

quadro

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.