Praia Grande ganhará um terceiro emissário submarino de esgotos, o que vai garantir melhores condições de saúde à população e elevar os índices de balneabilidade das praias Mirim, Caiçara, Maracanã, Flórida, Real e Solemar. O sistema também permitirá o saneamento do bairro Imperador. A obra já teve início na altura da Avenida Castelo Branco com a Rua Vitório Morbim, no Caiçara, e deve ser concluída em 2010. A iniciativa faz parte do Programa Onda Limpa, do Governo do Estado, executado por meio da Sabesp. Atualmente a Cidade tem emissários submarinos no Canto do Forte e no Tupi.
O Onda Limpa prevê investimentos da ordem de R$ 184 milhões em Praia Grande. Com o terceiro emissário, a Cidade saltará de 45% para 90% de seu território atendido por rede de esgotos.
O novo emissário terá tubulação de quatro quilômetros de extensão, conduzindo o esgoto pré-tratado para alto-mar. Uma estação de pré-condicionamento será construída na Avenida Presidente Kennedy, 14.763, também no Caiçara. O equipamento tem como finalidade a remoção de sólidos dos efluentes antes do lançamento no emissário.
O Programa Onda Limpa compreende, além do emissário e estação de pré-tratamento, a instalação de 186 quilômetros de redes coletoras, coletores tronco e linhas de recalque; 28.700 ligações domiciliares; 14 Estações Elevatórias de Esgoto (EEE); e Estação de Pré-Condicionamento (EPC).
O prefeito Alberto Mourão destacou a importância das obras, não apenas em relação à balneabilidade das praias: “Saneamento representa saúde para a população, especialmente para crianças e adolescentes, que mais sofrem quando não há rede de esgotos”. Ressaltou ainda o impacto do saneamento na redução dos índices de mortalidade infantil de toda a Baixada.
Meio ambiente – O gerente divisional da Sabesp do Litoral Sul, Francisco Silva Correa, explicou que o Onda Limpa é o mais importante projeto de recuperação ambiental da América do Sul, por meio da implantação e ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto.
“Seu objetivo é garantir melhores condições de saúde pública e qualidade de vida à população. A meta é aumentar o índice de coleta de esgoto da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), de 53% para 95% e o índice de tratamento de esgoto para 100%, até 2011”, afirmou Correa.
Segundo a Sabesp, o Onda Limpa trará para a Região Metropolitana os seguintes benefícios: aprimoramento das condições gerais de saneamento; redução dos índices gerais de mortalidade infantil; redução do número de internações por doenças de veiculação hídrica; melhoria da balneabilidade das praias e despoluição dos rios e canais. “Além disso, vale frisar que a execução das obras gera cerca de 4 mil empregos diretos na Região”, disse o gerente divisional.
Correa pediu a cooperação da comunidade. Para fazer com que o sistema de esgotamento funcione, é preciso que os moradores façam as adequações necessárias em seus imóveis, conectando a tubulação à rede coletora. “Em Praia Grande está sendo implantado um sistema completo de coleta e tratamento de esgoto. Ainda não é possível a conexão dos imóveis, mas os munícipes já devem realizar os serviços em suas residências. Vale destacar que a primeira ligação de esgoto é gratuita e feita na área externa do imóvel. Já as obras internas, fundamentais para que o sistema seja eficiente, são de responsabilidade do morador”.
03 DE SETEMBRO DE 2008
PG terá terceiro emissário submarino no Caiçara
Praia Grande ganhará um terceiro emissário submarino de esgotos, o que vai garantir melhores condições de saúde à população e elevar os índices de balneabilidade das praias Mirim, Caiçara, Maracanã, Flórida, Real e Solemar. O sistema também permitirá o saneamento do bairro Imperador. A obra já teve início na altura da Avenida Castelo Branco com […]