Na última quinta-feira (13), um caminhão derrubou a passarela localizada junto ao bairro Fabril, em Cubatão, interrompendo o fluxo de veículos nos dois sentidos da Via Anchieta.
De acordo com a Ecovias, o tráfego na pista Sul da Via Anchieta, sentido litoral, está parado do km 27 ao km 40 e represado do km 48 ao km 51 devido a um acidente. Já a pista Norte da Anchieta, também no sentido litoral, enfrenta tráfego lento do km 40 ao km 54, reflexo do ocorrido.
A Interligação Planalto, no sentido Anchieta, apresenta tráfego parado do km 8 ao km 1, também por conta do acidente. Na Rodovia dos Imigrantes, o congestionamento no sentido litoral vai do km 26 ao km 40, também devido ao acidente.
Sendo assim, no sentido São Paulo, a Via Anchieta tem tráfego lento do km 13 ao km 10 devido ao alto fluxo de veículos. As condições climáticas também contribuem para a dificuldade: tempo encoberto e neblina no topo de serra e na Interligação, onde a visibilidade é parcial.
Baixa visibilidade
Além disso, por conta da baixa visibilidade, algumas alças de acesso estão bloqueadas: a alça da Anchieta no km 40 Norte com acesso à Interligação Planalto, sentido Imigrantes; a alça da Imigrantes para a Interligação no km 42, sentido Anchieta; e a alça de retorno no km 40+200, sentido litoral.
Portanto, o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) está operando no esquema de Operação Descida (7×3). Os motoristas devem utilizar as pistas Norte e Sul da Via Anchieta e a pista Sul da Rodovia dos Imigrantes para descer em direção ao litoral. A subida está restrita à pista Norte da Imigrantes.
Contudo, diante do congestionamento e das condições de tráfego, recomenda-se adiar a viagem até que as pistas sejam liberadas e o tráfego seja normalizado no Sistema Anchieta-Imigrantes
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.