As quatro policlínicas de Santos que estarão abertas neste sábado (18), vão atender pacientes hipertensos já acompanhados pelo programa Hiperdia.
O horário é das 9h às 16h.
Iniciativa é uma parceria com o governo federal, e também farão avaliação da pressão arterial para quaisquer munícipes interessados.
A atividade integra o programa Mais Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, alusiva ao Dia Mundial da Hipertensão (17/05).
As unidades de saúde que abrem todos os sábados a partir deste mês são as policlínicas do Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/n°), destinada ao atendimento dos moradores da Zona Noroeste; da Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284), para a região Central/Continental; da Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728), para os munícipes da Orla; da Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/n°), para a região dos Morros.
Os munícipes serão acolhidos pelas equipes de enfermagem e poderão fazer a aferição da pressão arterial.
Se apresentar acima de 13 x 8, o paciente passará por avaliação médica. Ou ainda, será encaminhado para acompanhamento na policlínica de referência do seu bairro, de acordo com o quadro apresentado.
Caso o diagnóstico se confirme, será incluído no Hiperdia.
O programa para hipertensos e diabéticos oferece consultas médicas periódicas, com prescrição e distribuição de anti-hipertensivos, orientação para mudança do estilo de vida (dieta, exercício, controle do peso e etc.).
Além disso, há o encaminhamento para grupos de atividade física e programas como o de Controle do Tabagismo e o Movimente-se.
Consultas
Além das atividades para hipertensos, as quatro policlínicas também realizarão consultas de enfermagem, odontológicas e médicas para pacientes agendados.
Além disso, serão atendidos em demanda espontânea em casos de baixa complexidade. Mal-estar, febre, diarreia e dores no corpo, necessidade de curativos ou de inalação, entre outros sintomas.
Os munícipes também podem aproveitar a abertura aos sábados para a vacinação contra a gripe, destinada para maiores de seis meses de idade. Ou ainda atualização de outras doses previstas no Calendário Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
As recepções e os dispensários das unidades também atenderão o público para agendamentos de consultas e exames básicos, orientações e retirada de medicamentos para aqueles com receita médica.