Governo de SP oferece 1 milhão de vagas gratuitas em cursos de IA | Boqnews
Foto: Governo de São Paulo/Divulgação
23 de outubro de 2025

Governo de SP oferece 1 milhão de vagas gratuitas em cursos de IA

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está com inscrições abertas para 1,2 milhão de vagas em cursos remotos de Inteligência Artificial (IA) e outras áreas da tecnologia, que fazem parte da Jornada da TecnologIA, nova trilha formativa gratuita do Portal Trampolim.

Sendo assim, a oferta possui mais de 1,2 milhão de vagas e devem ser realizadas pelo site do programa.

Desse modo, a iniciativa tem como objetivo preparar e atualizar os interessados para as novas demandas do mercado e conectá-los diretamente a oportunidades de empregabilidade.

De acordo com o relatório “Futuro dos Empregos 2025” do Fórum Econômico Mundial, a IA e o Big Data estão no topo da lista das habilidades tecnológicas que mais crescerão nos próximos anos, reforçando a importância da qualificação profissional na área.

Dessa maneira, pensando neste cenário, a SDE articulou a doação de formações em Inteligência Artificial, oferecidas em parceria com as empresas StartSe e Salesforce (por intermédio de seu parceiro K2), que somam 1.250.000 vagas.

Portanto, para complementar a formação, a pasta também está disponibilizando gratuitamente quatro cursos avançados na área de tecnologia, como computação em nuvem e desenvolvimento de chatbots.

Além disso, a Jornada da TecnologIA foi desenhada para permitir uma evolução progressiva de conhecimentos em Inteligência Artificial e outros ramos da tecnologia, levando os estudantes desde o básico até aplicação prática desses fundamentos. Confira as três etapas da trilha formativa:

 

1ª Etapa – StartSe: IA para Todos (1 milhão de vagas)

Curso introdutório e acessível sobre os conceitos básicos da Inteligência Artificial e suas aplicações no dia a dia.

Carga horária: 4h

Início das aulas: imediato (remoto)

 

 

2ª Etapa – Salesforce: Agentes de IA (250 mil vagas)

Formação voltada ao desenvolvimento de agentes de IA, com foco em Ciência de Dados, Business Intelligence, Ética e Governança.

Carga horária: 15h38min

Início das aulas: imediato (remoto)

 

 

3ª Etapa – Qualifica SP: Formação em tecnologia (120 vagas)

Etapa prática com turmas específicas e foco em qualificação profissional e empregabilidade.

Carga horária: 80h

Inscrições até 13/11

Início das aulas: 24/11 (previsão)

Cursos disponíveis

Desenvolvimento de Chatbots (30 vagas) e IoT – Internet das Coisas (30 vagas). Cursos disponíveis para pessoas para pessoas entre 16 e 24 anos (Meu Primeiro Emprego).

Introdução à Cibersegurança (30 vagas) e Computação em nuvem (30 vagas). Cursos disponíveis para pessoas entre 25 e 59 anos (Novo Emprego).

 

Portanto, ao todo, a jornada completa soma cerca de 100 horas de capacitação e pode ser concluída até a primeira quinzena de janeiro de 2026.

Aliás, os participantes que finalizarem as três etapas de aprendizagem serão convidados a participar de uma ação de empregabilidade promovida pela pasta com empresas de tecnologia parceiras em todo o estado, aumentando suas chances de inserção profissional qualificada.

 

Como participar?

Basta acessar a área “Vitrine de Qualificação” no Portal Trampolim e clicar no botão “Saiba mais”.

Desse modo, o aluno será redirecionado para o Portal Qualifica, onde encontrará os cursos disponíveis da Jornada da TecnologIA, além das orientações para realizar o cadastro e garantir uma vaga modalidade escolhida.

Além disso, podem participar candidatos alfabetizados, domiciliados no estado de São Paulo e com idade compatível com a modalidade escolhida.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.