Porto do Saber será entregue no dia 22 | Boqnews

Cidades

18 DE JANEIRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Porto do Saber será entregue no dia 22

Será inaugurada a primeira etapa do Porto do Saber no dia 22 de janeiro, a partir das 18 horas. O equipamento, que fica na Avenida São Paulo, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce), reunirá biblioteca e atividades culturais do projeto SuperEscola, como Dança, Música e Teatro, […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Será inaugurada a primeira etapa do Porto do Saber no dia 22 de janeiro, a partir das 18 horas. O equipamento, que fica na Avenida São Paulo, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce), reunirá biblioteca e atividades culturais do projeto SuperEscola, como Dança, Música e Teatro, que são desenvolvidos para mais de 1.300 alunos das escolas municipais. O projeto Porto do Saber é desenvolvido pela Secretaria de Educação (Seduc). Foram investidos cerca de R$ 336 mil na obra.


O prédio tem dois andares e na parte inferior, que será entregue dia 22, funcionará a biblioteca, com acervo de 25 mil livros. Além disso, haverá também espaço para exposições artísticas e culturais e 20 computadores conectados com a Internet. No andar superior, serão realizadas as aulas do SuperEscola Cultural, com inauguração ainda a ser agendada.


“Esse espaço representa uma revolução cultural para a Cidade de Praia Grande. É um investimento de Primeiro Mundo. Aqui teremos uma biblioteca comunitária, a primeira de outras quatro a serem construídas no Município dentro do projeto Porto do Saber”, comemora o chefe da Divisão de Cultura nas Escolas da Seduc, Renato Rodrigues Paes.


O nome Porto do Saber, de acordo com Paes, se refere ao projeto Farol do Saber (sistema de bibliotecas utilizado em Curitiba) e remete a importação e exportação de conhecimento e cultura. “A secretária de Educação, Maura Lígia, conheceu o Farol do Saber em Curitiba e decidiu implantar algo semelhante na Cidade. O diferencial do Porto do Saber de Praia Grande será a disponibilidade para os alunos do Porto das Artes, que terá aulas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, e faz parte do SuperEscola Cultural, que funcionará no andar superior”, explica ele.


No Porto do Saber também haverá espaço para a Cultura ser fomentada. “Assim teremos um dia com a presença de poetas conversando com o público, cinema, contadores de histórias, encontro de música, exposições. Enfim, um espaço destinado para a Cultura ser valorizada”.


Renato Paes afirmou ainda que a Administração Municipal entregará em 2010 outro polo do Porto do Saber (biblioteca comunitária), em local a ser definido, assim como mais 15 bibliotecas escolares. Ele lembra que a diferença entre as duas é que a biblioteca comunitária será um local anexo a uma escola municipal, com acesso livre a população. Já as escolares serão destinadas apenas aos alunos e professores de cada unidade.


“No caso da biblioteca comunitária, além da pesquisa no local, teremos empréstimos de livros; gibiteca e espaço digital, onde a pessoa pode fazer pesquisas e buscar informações pela Internet. Isso significa que cada vez mais faremos a inclusão digital”, afirmou Renato Paes.


O SuperEscola oferece atividades esportivas ou culturais para mais de 12 mil alunos no horário oposto ao das aulas regulares, com o objetivo de ampliar a permanência do aluno no contexto educacional de forma saudável e atrativa. Além de manter os estudantes longe das ruas, a iniciativa favorece o desenvolvimento de habilidades, o despertar de talentos e o aprendizado de regras e valores.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.