Praia Grande institui Dia Municipal da Doença de Alzheimer | Boqnews

Cidades

05 DE OUTUBRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Praia Grande institui Dia Municipal da Doença de Alzheimer

Em Praia Grande, o primeiro dia de outubro é o Dia Municipal da Doença de Alzheimer. Para marcar a data, as 20 unidades de saúde da cidade realizam palestras sobre a doença até sexta-feira (8), a partir das 10 horas. “Esta data no calendário da Cidade funcionará como fator de conscientização sobre a doença”, comentou […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em Praia Grande, o primeiro dia de outubro é o Dia Municipal da Doença de Alzheimer. Para marcar a data, as 20 unidades de saúde da cidade realizam palestras sobre a doença até sexta-feira (8), a partir das 10 horas.

“Esta data no calendário da Cidade funcionará como fator de conscientização sobre a doença”, comentou a integrante da Comissão de Eventos da Sesap, Fernanda Freire.

Quinta-feira (7), às 9 horas, no auditório Jornalista Roberto Marinho, ocorrerá palestra voltada a profissionais da área, com a equipe do Centro de Especialidades Médicas Ambulatoriais (Cemas).

Através de iniciativa inédita em Praia Grande, o Cemas criou, neste ano, um Grupo de Apoio aos familiares de pacientes com a doença de Alzheimer. A primeira reunião ocorreu no mês de março.

O grupo tem como meta orientar os familiares que cuidam dos pacientes, sobre o papel da família em relação à doença. Entre os temas tratados nas reuniões está o estresse gerado pela sobrecarga do ato de cuidar, os principais procedimentos que devem ser adotados com os pacientes, além da troca de experiências entre os participantes.

A equipe é formada pelo médico geriatra Sérgio Santos, a fisioterapeuta Tatiane Vieira, a terapeuta ocupacional Mirella Chaves, além das assistentes sociais Luciene Dutra e Teresa Queija.
Contatos – Os interessados em participar devem entrar em contato através dos telefones 3496-5244 ou 3496-5251.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 14 às 16 horas. Inicialmente o grupo oferece 15 vagas.

Alzheimer

O mal de Alzheimer, ou doença de Alzheimer, é apontado por especialistas como a forma mais comum de demência. Esta doença degenerativa, até o momento incurável e terminal, teve sua primeira descrição em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome.

A doença afeta geralmente pessoas acima dos 65 anos, embora seu diagnóstico seja possível também em pessoas mais novas. Antes de se tornar totalmente aparente, o Mal de Alzheimer vai se desenvolvendo por um período indeterminado de tempo e pode manter-se não diagnosticado durante anos.

A doença se manifesta de maneiras diferentes. Apesar disso, existem pontos em comum. Entre eles, o sintoma primário mais comum é a perda de memória. Muitas vezes os sintomas iniciais são confundidos com problemas de idade ou estresse. Quando a suspeita recai sobre o Mal de Alzheimer, o paciente é submetido a uma série de testes cognitivos.

Com o avanço da doença vão aparecendo novos sintomas como confusão, irritabilidade e agressividade, alterações de humor, falhas na linguagem, perda de memória e o paciente começa a desligar-se da realidade. As suas funções motoras começam a se perder e o paciente acaba por morrer.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.