Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) lidera intenção de votos dos santistas | Boqnews
Arte: Ronaldo Malacarne

Pesquisa enfoque

20 DE JUNHO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) lidera intenção de votos dos santistas

A dois meses do início das campanhas, pesquisa Enfoque/Jornal Boqnews traça a atual tendência do eleitorado santista

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A dois meses do início da campanha eleitoral, em 16 de agosto, o clima político ainda não empolga os eleitores, cansados de se deparar com notícias de corrupção divulgadas diariamente pela mídia. O reflexo é claro: apenas quatro em cada dez santistas têm o hábito de acompanhar as questões políticas do Município, revelando o desinteresse coletivo sobre o tema.

No entanto, enquanto a maioria não coloca a eleição municipal como assunto do cotidiano, nos bastidores partidários municipais alianças já começam a ser firmadas de olho nas eleições de 2 de outubro, data do primeiro turno.

E neste cenário, a pouco mais de 100 dias do pleito, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) leva ampla vantagem em razão da avaliação positiva junto ao eleitorado, mas precisa ficar atento ao crescimento do grau de insatisfação inerente ao cargo, além do próprio desgaste da imagem da classe política em geral.

Na primeira pesquisa eleitoral deste ano da Enfoque/Jornal Boqnews realizada entre os dias 9 a 15 de junho, o prefeito tem 20% dos votos na pesquisa espontânea, seguido pela ex-prefeita e deputada Telma de Souza (PT) e o deputado federal e ex-prefeito João Paulo Papa (PSDB), ambos com 1,7%. Telma ainda não anunciou se será candidata ao cargo, e Papa cumprirá seu mandato como parlamentar. Quem também se destaca na espontânea é o vereador Kenny (PSDB), que atinge 1,4%. Outros 58,5% dos eleitores estão indecisos e 14,6% disseram que irão anular. Em votos válidos (excluindo indecisos e nulos), o prefeito chega a 75% das citações espontâneas.

Na pergunta estimulada – quando o entrevistador apresenta um disco com nomes de pré-candidatos (que só serão confirmados nas convenções que ocorrerão de 20 de julho a 5 de agosto) – Paulo Alexandre cresce para 33,6% dos votos, seguido por Telma de Souza, com 9,1%, e o vereador Marcelo Del Bosco (PPS), com 4,2%, enquanto que os demais somam 5,1%. Os indecisos chegam a 25,4% e os que vão anular, 7,2%. Em votos válidos (excluindo os indecisos e nulos), o prefeito tem 64,5%, a ex-prefeita 17,6% e o vereador, 8%.

>Administração municipal tem 50,7% de aprovação, mas rejeição também cresce

Paulo Alexandre é o mais citado junto aos eleitores das três zonas eleitorais, mas em destaque aos da 273ª (36,3% do total), onde se concentram moradores do Boqueirão, Gonzaga, Pompeia, José Menino, Vila Belmiro, Campo Grande e Marapé, em todas as faixas etárias e sexo.

Já a ex-prefeita Telma é mais lembrada por mulheres, nas faixas entre 25 e 44 anos. Sua melhor performance ocorre na ZE 118ª (Morros, Zona Noroeste, Vila Nova, Paquetá, Vila Mathias, Encruzilhada), onde atinge 12,6% do eleitorado nestes bairros/áreas.

O vereador Marcelo Del Bosco encontra maior lembrança junto a eleitores do sexo masculino e acima dos 35 anos. Por zona, sua melhor performance incide entre eleitores da ZE 273ª.

quadro pesquisa bonqews/enfoque

Perfil decisivo
Candidato à reeleição, o prefeito nada, portanto, em águas tranquilas até o momento. Mas, dependendo do cenário, dos acordos alinhavados em decorrência das convenções e se houver uma união da oposição – o que parece difícil, porém – ele pode enfrentar percalços no caminho. Pelo menos 22,3% dos entrevistados asseguraram que votarão nele com certeza (percentual próximo do índice de votos espontâneos). Somando com outros 17,2% que afirmaram que deverão votar nele, a soma chega a 40%.
Por sua vez, cerca de 1/3 dos entrevistados (32,8%) afirmaram que não votarão nele sob qualquer hipótese, abrindo espaço para nomes da oposição. Apesar de ainda cedo, o pêndulo eleitoral para saber se a disputa municipal será tranquila ou não está nas mãos dos indecisos (7%) e nos quase 20% que disseram não ter certeza se votarão ou não no prefeito em outubro. Ou seja, cerca de 30% do eleitorado, algo em torno de 80 a 100 mil sufrágios, levando em consideração os votos válidos da eleição passada.

legislativo

A pesquisa também buscou saber do eleitorado a opinião a respeito do trabalho realizado pelo Legislativo: 34,3% não souberam informar, enquanto 32,5% assinalaram o conceito regular. A soma dos itens positivos (ótimo e bom) chega a 13% e negativos (ruim e péssimo), a 12,2%, um empate técnico, dentro da margem de erro.

Como reflexo, quase a metade dos entrevistados (48,9%) não souberam informar qualquer nome que se destaque no Legislativo e outros 28% não apontaram alguém.

Entre os 23,1% dos entrevistados restantes (algo em torno de 60 mil eleitores com base na eleição passada), o mais citado foi o vereador Kenny (PSDB), com 7,4% das lembranças, seguido por Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB), Sadao Nakai (PSDB) e Manoel Constantino (PSDB), atual presidente do Legislativo.

A pesquisa também avaliou se os santistas aprovam ou não o governo Alckmin. Enquanto 46,8% o aprovam, outros 41,9% se opõem.

Outros 11,3% não responderam. Já o governo Michel Temer (PMDB) é desaprovado por 43,7% dos santistas e aprovado por 24,4%. Os demais 31,9% não responderam.

Como foi feita
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 15 de junho, com 1200 munícipes a partir de 16 anos, divididos por sexo, faixa etária e zona eleitoral, com base em cálculos do TRE, Seade e IBGE. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número 00821/2016. Informações adicionais sobre o levantamento também estão disponíveis em www.boqnews.com.

coluna

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.