Prefeitura de Santos anuncia reajuste de 10,07% para o IPTU de 2023 | Boqnews
Carnê do IPTU vai chegar 10,07 % Foto: Divulgação
3 de novembro de 2022

Prefeitura de Santos anuncia reajuste de 10,07% para o IPTU de 2023

A Prefeitura fará a atualização monetária dos tributos municipais, como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS-Fixo) e preços públicos para 2023, em 10,07%.

O secretário municipal de Finanças, Adriano Leocádio, explica que a atualização é uma imposição legal.

Além disso, a Administração não pode estabelecer índice inferior.

Portanto, se caso não fosse feito o reajuste com base na inflação, o administrador estaria abrindo mão de receita sem autorização da lei.

Dessa forma, isso geraria um processo de improbidade administrativa.

“Todas as despesas da Prefeitura já estão indicadas no orçamento do ano que vem, incluindo compra de itens como medicamentos, materiais escolares, entre outros, reajuste do funcionalismo e de contratos de serviços.

Esse reajuste permite ao Município continuar oferecendo serviço público de qualidade, sem necessidade de cortes ou risco de desabastecimentos”, complementa o secretário.

Empregando os mesmos critérios legais, com cálculo de agosto de 2020 a julho de 2021, a Prefeitura instituiu atualização de 2,31% na definição dos tributos.

Já em 2022, o reajuste foi de 8,99%. Contudo, somados os dois períodos anteriores, as correções de tributos foram menores que o IPCA anual (janeiro a dezembro) desses exercícios.

Nesse contexto, a inflação acumulada no biênio 20/21 foi de 14,58%, ao passo que o reajuste dos tributos foi de 11,30%, propiciando uma economia de 3,28% para o contribuinte santista nesses dois anos, tudo conforme a mesma legislação vigente.

Desta forma a  Sefin aponta também para tendência de aceleração da inflação neste último trimestre de 2022.

Isso decorre, segundo a prefeitura,  pela guerra na Ucrânia e a crise energética na Europa.

Além da elevação da taxa básica de juros nos Estados Unidos, que poderá fazer o valor do dólar subir no Brasil.

Portanto, confirmando-se a expectativa da inflação deste ano, o acumulado em trinta e seis meses deverá ser de 21,58%, mantendo a soma do reajuste dos tributos municipais, que será de 21,37%, menor do que a inflação total do período.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.