Presépio especial | Boqnews

Cidades

28 DE NOVEMBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Presépio especial

Tudo começou na Campanha da Fraternidade de 2006, com o tema Levanta-te, vem para o meio, que chamava a atenção para os portadores de necessidades especiais. A pensionista  Maria Alice de Almeida Leça percebeu que podia fazer algo diferente com estas pessoas que freqüentavam a paróquia São Benedito, no Embaré. O monsenhor responsável pela paróquia, […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Tudo começou na Campanha da Fraternidade de 2006, com o tema Levanta-te, vem para o meio, que chamava a atenção para os portadores de necessidades especiais. A pensionista  Maria Alice de Almeida Leça percebeu que podia fazer algo diferente com estas pessoas que freqüentavam a paróquia São Benedito, no Embaré.

O monsenhor responsável pela paróquia, Joaquim Clementino Leite, foi o idealizador da primeira missa para portadores de necessidades especiais, que aconteceu em fevereiro de 2006, tendo como incentivo a campanha anual realizada pela Igreja Católica, mas Maria Alice, junto com outras idealizadoras, decidiu aproveitar este trabalho para a comemoração de Natal e criou  o espetáculo teatral Presépio Vivo, composto por portadores de necessidades especiais, de idades variadas.

Hoje, ela trabalha como coordenadora da peça que será apresentada pela terceira vez no próximo sábado (6), a partir das 17 horas, na paróquia de responsabilidade de Clementino Leite. Antes, às 16 horas, será celebrada a missa comemorativa.

Apesar da correria, Maria Alice, que conta com a ajuda das idealizadoras Deborah Fernandes Gonçalves e Rosimeire Santos Silva Costa, não esconde a satisfação que sente em trabalhar com estas pessoas. “No grupo que apresenta a peça temos portadores de síndrome de Down, paralisia cerebral e paraplégicos. Estas pessoas são extremamente alegres e agitadas e a maioria participa da missa realizada todo o primeiro sábado do mês em homenagem a eles”, destaca.

Segundo a coordenadora, esta é a única paróquia que tem um evento deste gênero. “Tenho certeza de que somos os  únicos a ter este tipo de iniciativa e, como as pessoas se surpreendem com a atuação dos participantes, estamos conseguindo cada vez mais portadores para compor o elenco. A alegria dos especiais é tão grande que eles se concentram, se dedicam e emocionam qualquer pessoa quando se apresentam”, relata.

Nesta reta final para apresentação do Presépio Vivo, o quadro de 25 participantes está completo, mas Maria Alice convida a todos para assistirem ao espetáculo, compartilhar do lanche que será oferecido e receber um brinde que representa a luz do Natal.

Patrocínio
Maria Alice explica que não há qualquer patrocinador para o evento e que o figurino pertence à paróquia. “Algumas empresas contribuem somente no Natal doando alguns itens para o lanche, mas durante o ano são as mães que se organizam e preparam os lanches oferecidos em cada missa. As roupas do espetáculo pertencem à igreja e as escolha dos participantes é feita de acordo com o tamanho das roupas disponíveis”, relata.

Arlete Fernandes Tavares é mãe de um dos atores e acredita que a missa e a encenação ressaltam a convivência entre os especiais. “A união e a convivência social deles os deixam muito felizes e todos os pais ficam satisfeitos  com a oportunidade que eles têm de representar o nascimento de Cristo”, declara.

Para a mãe do participante Valdenir, Maria das Dores Ferrão Albino, a festa de Natal  e a missa mensal reforçam a vontade dele se encontrar todo o primeiro sábado do mês com os amigos. Outro plano da coordenadora é organizar uma festa em comemoração aos três anos das missas em solidariedade às pessoas com necessidades especiais, que contará com coral apresentado pelas mães dos atores. A canção Como é grande o meu amor por você, do cantor Roberto Carlos, foi a escolhida para celebrar a missa.

O espetáculo Presépio Vivo acontece na Paróquia São Beneditino, localizada à Avenida Afonso Pena, 350 e tem entrada franca.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.