Na última sexta-feira (13), o navio oceanográfico Professor Wladimir Besnard inclinou enquanto permanecia atracado no cais do Parque Valongo, no Porto de Santos.
APS
Sendo assim, o presidente da APS, Anderson Pomini explicou sobre como está sendo feito o acompanhamento da situação do navio.
“A Autoridade Portuária de Santos está acompanhando de perto a situação do navio professor Besnard, uma embarcação histórica para a pesquisa nacional, foi um dos mais importantes laboratórios científicos flutuantes do Brasil e realizou mais de 150 expedições de pesquisa marinha. Hoje, infelizmente, o navio está inativo. O casco sofreu avarias.
Entrou água e a embarcação adernou. A propriedade é do Instituto do Mar, associação civil sem fins lucrativos, que não conta com recursos para a sua recuperação. Importante reforçar que a situação foi rapidamente controlada pela Autoridade Portuária, com total apoio da Capitania dos Portos.”
Próximos dias
Desse modo, ele cita que por questão de segurança, nos próximos dias, o navio será estabilizado por empresa especializada e levado ao estaleiro.
“Se as condições permitirem, queremos recuperar o navio, com apoio das empresas parceiras do Porto de Santos. E se a recuperação completa não for possível, parte dele será preservada no Parque Valongo. O Porto de Santos, por ser empresa pública, não pode pagar esse custo diretamente, mas pode mobilizar parceiros, empresas e a comunidade marítima. E já estamos fazendo. Entendemos que preservar nossa história é cuidar do futuro.”
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.