Programa lançado pelo Governo do Estado de São Paulo visa a inclusão de deficientes físicos | Boqnews

Cidades

23 DE JANEIRO DE 2012

Siga-nos no Google Notícias!

Programa lançado pelo Governo do Estado de São Paulo visa a inclusão de deficientes físicos

Desde o dia Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de janeiro), Santos oferece o programa Praia Acessível, uma iniciativa da parceria entre o governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Santos, por meio da Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O programa foi lançado em fevereiro de 2010 e já […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Desde o dia Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de janeiro), Santos oferece o programa Praia Acessível, uma iniciativa da parceria entre o governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Santos, por meio da Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O programa foi lançado em fevereiro de 2010 e já conquistou várias praias paulistas. O processo de criação envolveu técnicos da Secretaria na busca de soluções que já existem na Europa, nos Estados Unidos. O modelo de cadeira escolhido para o Praia Acessível foi o usado nas praias francesas, devidamente adaptado aos padrões nacionais de componentes existentes no mercado.
Em Santos, este programa oferece aos munícipes e turistas, uma cadeira de rodas chamada anfíbio, que pelas suas rodas mais grossas que supera a areia e consegue adentrar na água. Devido à sua altura, é possível o usuário entrar na água, em uma profundidade não perigosa no mar. Existe também facilidade na transferência para a cadeira, que possui braços removíveis, proporcionando assim portador de deficiência física o contato direto com a água do mar, diversão e muitas das vezes a realização de um sonho. 
Litoral
O programa Praia Acessível já beneficiou mais de 5 mil pessoas de todo o Litoral Paulista.  
Neste ano, visando promover a inclusão de pessoas com deficiência, o programa foi ampliado, os municípios de Cananéia, Mongaguá, Itanhaém, São Sebastião e Ubatuba receberam 10 unidades cada. Já Gurarujá se beneficiou com 16 cadeiras anfíbias e Iguape duas. 
A Secretaria e Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência é responsável pelo fornecimento das cadeiras, já as prefeituras, pelas equipes de suporte do programa.
Serviço
Os interessados em participar do programa Praia Acessível, podem se dirigir à praia do Boqueirão, ao lado do canal 3, onde seis cadeiras adaptadas estão disponíveis aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, com acompanhamento de técnicos especializados.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.