Projeto da ponte entre Santos e Guarujá é apresentado | Boqnews

Cidades

10 DE MARÇO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Projeto da ponte entre Santos e Guarujá é apresentado

O projeto da ponte que ligará Santos e Guarujá foi apresentado nesta terça-feira (9) pelo governador José Serra, no lado santista do ferry-boat, na Ponta da Praia. A proposta prevê a construção de uma estrutura do tipo estaida, com 4,6 km de comprimento e duas faixas de tráfego por sentido. Para a população que diariamente […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O projeto da ponte que ligará Santos e Guarujá foi apresentado nesta terça-feira (9) pelo governador José Serra, no lado santista do ferry-boat, na Ponta da Praia. A proposta prevê a construção de uma estrutura do tipo estaida, com 4,6 km de comprimento e duas faixas de tráfego por sentido. Para a população que diariamente se desloca entre as duas cidades, a obra promoverá a integração do transporte público metropolitano, e facilitará o deslocamento de turistas nas temporadas de verão.


Mais segurança e rapidez na ligação Santos-Guarujá são alguns dos benefícios da ponte, segundo o governador, ao destacar que o projeto levou em conta os interesses das duas cidades e também da movimentação portuária. “Chegamos a um entendimento com as prefeituras. Com essa ponte, vamos quebrar um gargalo e propiciar o desenvolvimento da região da Baixada. É uma obra bem pensada”.


O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, ressaltou que a população ganhará qualidade de vida, já que a ponte trará eficiência e conforto ao transporte público. “É uma obra de importância metropolitana, esperada há mais de 50 anos, e que equaciona o transporte público de passageiros entre os dois municípios e o restante da região”.


O objetivo da ponte é desafogar a travessia entre as duas cidades, hoje feita pelo sistema de balsas por onde trafegam 24 mil veículos e 15 mil bicicletas por dia. Conforme anunciado pelo governo do Estado, o trânsito pela ponte deverá ser livre de pedágio, e as balsas continuarão a atender pedestres e ciclistas.


Também estiveram presentes ao anúncio do projeto a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, o secretário estadual dos Transportes de São Paulo, Mauro Arce, deputados e vereadores.


Traçado

O traçado do lado santista começa no canal 6 (Avenida Coronel Joaquim Montenegro) com a Avenida Mário Covas Júnior (antiga Avenida Portuária) até chegar à Ponta da Praia. Do lado do Guarujá, a rota de acesso se dá a partir da Avenida Santos Dumont, passa por um área de mangue, contorna o Rio Santo Amaro até chegar na Avenida Adhemar de Barros.


O vão livre da ponte terá 80 metros, atendendo às especificações do porto. O trecho estaiado será de 1 km de comprimento e as torres de sustentação da ponte medirão 240 metros de altura. O custo estimado é de R$ 700 milhões, provenientes de recursos do Estado. Após a assinatura do contrato, as obras terão duração prevista de 30 meses. Segundo o secretário Arce, após os devidos licenciamentos será aberto processo de licitação.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.