Auxílio

Projeto presta assistência a pessoas em situação de rua em Santos

Serviço atenderá as regiões com maiores concentrações de moradores de rua na Cidade

15 de maio de 2019 - 10:18

Da Redação

Compartilhe

Santos conta agora com uma nova ação conjunta para auxiliar pessoas que vivem nas ruas: o Projeto de Abordagens Integradas – PAI.

A ideia põe em articulação simultânea o Consultório na Rua, que fará o atendimento médico a esse segmento da população. E também as equipes de abordagem, que farão os encaminhamentos para a rede socioassistencial do Município.

A iniciativa atende aos objetivos do programa municipal Novo Olhar, de garantia de direitos à população em situação de rua.

O trabalho será feito em regiões pré-definidas que concentrem maior quantidade pessoas em situação de rua.

Suporte

A Guarda Municipal dará, sobretudo, apoio às ações através do monitoramento por câmeras do sistema informatizado.

E também por meio do atendimento das denúncias pelo telefone 0800-177766 (24 horas).

A operação ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Estará envolvida no trabalho a Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC).

A novidade foi anunciada na tarde desta terça-feira (14), pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, na Praça Mauá (Centro), durante vistoria dos veículos que atuarão no novo serviço.

Além disso, o chefe do Executivo comentou que a integração entre os setores vai qualificar o atendimento.

“Uma ação integrada vai facilitar o atendimento médico e encaminhamento dessas pessoas para a rede socioassistencial do Município. Contamos também com a colaboração da sociedade para que doações de roupas ou alimentos se concentrem na rede municipal”.

As doações podem ser feitas no Centro Pop, que fica na Rua Amador Bueno, 446 (Paquetá). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

“Muitas vezes, os comerciantes e população em geral se deparam com pessoas em situação de rua próximas e não sabem como ajudar. Uma abordagem multidisciplinar ajudará a definir o tipo de atendimento necessário e o devido encaminhamento”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Alberto Ferreira Mota.

Programação fixa da abordagem integrada, das 14h às 18h

Segundas-feiras: região do Mercado Municipal (Vila Nova)

Terças: Praça José Bonifácio (Centro)

Quartas: Rua Marcílio Dias (Gonzaga)

Quintas: José Menino (Gruta Nossa Senhora de Lourdes – VLT)

Sextas: Praça dos Andradas (Centro)

LEIA TAMBÉM: