A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, foi eleita nesta terça-feira (22), por unanimidade, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), durante a 239a. reunião do colegiado.
A última prefeita presidente do Condesb foi Ana Maria Preto, de Peruíbe, que esteve à frente do cargo de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014.
Ela comandará o órgão até fevereiro de 2023 em lugar do prefeito de Santos, Rogério Santos, e terá na vice-presidência a chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado, Juliana Ogawa.
“Fico muito honrada por ser eleita presidente do Condesb. Seguirei prezando pela unidade regional para o desenvolvimento igualitário de toda a Baixada santista”, destacou Raquel Chini, ao ressaltar a importância dos trabalhos nas áreas de mobilidade urbana, habitação e desenvolvimento econômico.
A retomada do modal ferroviário do Estado de São Paulo, também integrou a pauta da reunião, que contou com a participação do assessor especial da Secretaria de Logística e Transporte, Luiz Alberto Fioravante.
Segundo ele, o Estado formalizou a instituição de um grupo de trabalho visando desenvolver o planejamento ferroviário de são Paulo, com atração de investimentos para o modal, com interface com os modais rodoviário e hidroviário.
“ Precisamos promover novas concessões ao setor privado das linhas ferrovias que estão ociosas no Estado, pois utilizamos somente 11% de malha ferroviária”, acrescentou.
Também presente à reunião, o secretário de desenvolvimento regional do Estado, Marco Vinholi, ressaltou o empenho do Governo de São Paulo na efetivação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), a ser apreciado pela Assembleia Legislativa de são Paulo até maio, assim como a participação da sociedade civil no Condesb, que também aguarda aprovação do órgão.
O Plano Regional de Adaptação e Resiliência às Mudanças Climáticas da Baixada Santista e os trabalhos do Plano Regional de Mobilidade Sustentável da Baixada Santista (PRMSL-BS) também foram apresentados no encontro, que contou com a participação da subsecretária de Assuntos Metropolitanos do Estado de São Paulo, Solange Freitas e do diretor executivo da Agem, Givanilse dos Santos.
Além dos prefeitos de Cubatão, Ademário Oliveira; de Itanhaém , Tiago Cervantes; de Guarujá, Válter Suman; de Mongaguá, Márcio Cabeça; de São Vicente, Kayo Amado; do vice-prefeito de Peruíbe, André de Paula e de representantes do Governo do Estado.
Calendário
O colegiado definiu também o calendário das próximas reuniões bimestrais ordinárias do Condesb: 26 de abril, 28 de junho, 23 de agosto, 25 de outubro, 23 de dezembro e 28 de fevereiro de 2023.
Aprovação de contas
Foram aprovadas pelo Condesb a prestação de contas do Fundo Metropolitano da Baixada Santista e da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) referente ao exercício encerrado em 31/12/2021, além da proposta orçamentária da Agem para o exercício 2022.