Após frequentes dias de alta da maré e sucessivas ressacas, foram retomadas nesta quarta-feira (13) as obras de prolongamento da passarela sobre o canal 6, sentido Praia da Aparecida, na faixa de areia. A extensão do lado da Ponta da Praia já foi concluída.
“As indicações atuais da tábua das marés permitem, pelo menos, a mitigação dos danos ocorridos durante várias semanas em função da força da maré”, afirmou a arquiteta Marta Moura Ribeiro Leite Flores, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra)
Além disso, as pequenas lajes dispostas paralelamente, aguardando a concretagem, foram deslocadas pelas marés e ficaram sobrepostas. “Elas serão novamente tratadas com tinta antiferrugem e reposicionadas, aguardando a concretagem”, ressalvou. Em função de previsões de alta da maré, ainda não há uma definição do término do serviço.
Projeto
A extensão dessa passarela integra pacote de obras que envolve também o prolongamento do acesso sobre o canal 5, ainda a ser realizado, a fim de corrigir o grande desnível entre suas extremidades e a areia.
Desse modo, houve a conclusão dos reparos estruturais no corpo central inferior das passarelas sobre os canais 3 ao 6.
Portanto, cada prolongamento de passarela terá 10m extensão e a extremidade ficará assentada a uma profundidade de 1,40m. Sendo assim, abaixo do nível da faixa de areia, a fim de minimizar a ação das marés
Dessa forma, na sequência, ocorrerão as melhorias nas muretas em granito no trecho dos canais na faixa de areia.
Foram entregues as quatro rampas e degraus junto ao calçadão (duas na Praia da Aparecida e outras duas no Embaré). Também já estão prontas as caixas que receberão válvulas antirretorno nas proximidades do canal da Avenida Washington Luís (canal 3). Portanto, minimizando possíveis alagamentos nas vias próximas durante a maré alta.
Primeiros dispositivos a serem acoplados ao sistema de drenagem da Cidade, as válvulas serão inseridas no ponto de junção das redes das ruas Lincoln Feliciano, Alamir Martins e Jorge Tibiriçá com o canal 3, onde os alagamentos ocorrem em ocasiões de forte ressaca, juntamente com chuvas de maior intensidade.
Investimento
Desse modo, o pacote de obras na faixa de areia, 48% já executado no momento, está a cargo da empreiteira Focus Consulting Engenharia, vencedora da concorrência pública. O investimento é de R$ 3.991.378,64, financiados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.