Começam este semestre as obras de requalificação da Bacia do Mercado (Praça Iguatemi Martins, Vila Nova), em mais uma etapa do projeto da Prefeitura de revitalizar o espaço e reforçar seu potencial econômico, turístico e de mobilidade urbana do Centro Histórico.
Na última terça-feira (13), foi publicada no Diário Oficial a homologação do nome da empreiteira Lemam Construções e Comércio S.A. como vencedora da licitação.
De acordo com o projeto da Secretaria do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam), a Bacia do Mercado terá melhorias no sistema de drenagem, passeios no padrão Calçadas para Todos, renovação asfáltica, novos quiosques e mobiliário urbano.
Assim como, paisagismo renovado, iluminação reforçada, embutimento de toda rede de energia, força, luz e telecomunicações.
O terminal de passageiros das catraias, que interliga Santos e o distrito de Vicente de Carvalho (Guarujá) e registra movimento estimado em 10 mil pessoas por dia, ganhará nova cobertura em cinco arcos de concreto e vidro. Além de espaço administrativo e de apoio, sanitários para os usuários e um deck flutuante acessível para embarque e desembarque dos passageiros.
Haverá ainda conservação geral dos taludes e ganhará novo guarda-corpo no entorno da bacia. A obra contempla também a abertura viária da Praça Iguatemi Martins, na direção da Rua Sete de Setembro, com acesso à Perimetral, sentido Ponta da Praia, e a construção de um deck de contemplação.
Ação ampla
“O projeto de revitalização do Centro Histórico é uma ação ampla, que envolve intervenções planejadas de forma integrada. A obra do Mercado Municipal e de seu entorno é um incentivo à atividade comercial e turística em local estratégico. Também envolve a importante capacitação da população para a geração de emprego e renda, especialmente no setor da economia criativa. Assim como a atenção à segurança”, ressaltou o prefeito Rogério Santos.
De acordo com Glaucus Farinello, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, a revitalização trará benefícios para a Cidade e as pessoas da região. “A revitalização do Mercado e seu prédio principal, com a cervejaria, o VLT em sua porta, ampliando sua função de capacitação e inclusão, trará benefícios e oportunidades. Já a Bacia do Mercado, um ícone santista, com a devida a qualificação e potencialização, beneficiará os milhares de usuários e também tornará um novo ponto atrativo para os turistas. Nossa ideia, inclusive, é trazer opção de passeios pela água, passando pelos túneis, indo pelo Porto e chegando no Terminal Valongo”.
Desse modo, o investimento é de R$ 10.754.221,37. Portanto, dos quais R$ 6 milhões destinados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), criado em dezembro de 2013 por lei municipal. O fundo tem por objetivo captar recursos para projetos de desenvolvimento e renovação urbana, a exemplo de mobilidade urbana, implantação de infraestrutura básica para os projetos habitacionais e equipamentos comunitários.
Além disso, para o secretário Fabrício Cardoso, titular da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), cuja equipe técnica supervisionará as obras, a requalificação da Bacia do Mercado garantirá um novo e importante polo atrativo para a Cidade. “Trata-se de uma obra que integra um conjunto de intervenções em andamento”.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.