Rogério Santos confirma retorno das aulas municipais no dia 3 de maio | Boqnews
Foto: Nando Santos

Santos

24 DE ABRIL DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Rogério Santos confirma retorno das aulas municipais no dia 3 de maio

Capacidade diária das escolas será de 35%

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB) confirmou a retomada das aulas da rede municipal para 3 de maio. No entanto, o número de alunos participantes será maior. Ao invés dos 20% – o aluno ia para a escola uma vez por semana – agora a capacidade diária será de 35% (ou seja, rodízio de três em três dias).

A novidade foi antecipada durante participação no programa Jornal Enfoque/ Manhã de Notícias desta sexta (23), onde ele fez um balanço dos primeiros meses de governo. Santos frisou que as escolas estão preparadas para dar segurança a todos “Eu tenho uma opinião que lugar seguro para crianças é dentro da escola. Estou dialogando com o sindicato. A aula presencial é importante, muitas crianças estão na rua se aglomerando sem o uso de máscara”, frisou.

Prefeito fez um balanço do início de sua gestão/ Foto: Reprodução

Covid-19

Segundo ele, o maior desafio neste período foi o enfrentamento contra a Covid-19,em razão de como as novas variantes do vírus impactaram o sistema de saúde no município. “Nos primeiros 100 dias, o foco ficou quase 80% destinado a situação agravada pelo coronavírus. Trabalhamos em três frentes, a prevenção com a aplicação do lockdown, somada a imunização, a abertura de leitos, apesar das dificuldades no sistema de saúde em todo o país e a criação do pacote econômico”, salientou.

Em relação ao orçamento, Rogério Santos citou que os investimentos na área da saúde e na entrada de Santos aumentaram a dívida do município, dobrando de 9,29% para 19,61%, porém o número está dentro do percentual permitido, já que a cidade pode ter uma dívida de até 120% do seu orçamento a longo prazo, conforme previsto pela Constituição.

O prefeito destacou o andamento da vacinação na cidade, citando que mais de 23% da população já recebeu o imunizante em primeira dose, ou seja, mais de 100 mil santistas já foram vacinados, fazendo que o município tenha um dos melhores índices do Estado.

Em relação as pessoas que estão com a segunda dose atrasada (cerca de 3,5 mil), pois não foram aos postos de saúde, Rogério Santos enfatizou que a Prefeitura e as equipes de saúde estão buscando o contato com os faltosos pelo telefone ou indo na residência.

Fiscalização

Os bares são um dos pontos mais vulneráveis para a aglomeração. Nesta semana, a Prefeitura multou três bares que estavam lotados. De acordo com o prefeito, se necessário haverá uma medida mais restritiva permitindo bares e restaurantes abertos, mas sem a venda de bebida alcóolica “É necessário conscientização, não temos condições de colocar um guarda em cada esquina. Assim, algumas pessoas são agressivas com a fiscalização, estamos conversando com os proprietários para eles orientarem os clientes”, salienta.

VLT

Um dos assuntos mais debatidos na cidade é o projeto da segunda fase do VLT que trará impacto nas ruas da cidade e na vida dos moradores, sobretudo dos comerciantes na Campos Melo.

Santos salienta que tem conversado com o Governo do Estado de São Paulo para modificação de algumas estações “Estamos pedindo pequenas alterações no projeto. A segunda etapa do VLT é diferente da primeira, já que ela vai passar por várias ruas, claro que haverá alguns incômodos no período de obras, mas depois só haverá ganhos para a população da cidade”.

Entrevista

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.