Sal em excesso, um risco para a saúde | Boqnews

Cidades

02 DE SETEMBRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Sal em excesso, um risco para a saúde

O brasileiro exagera no consumo de sal, consumindo diariamente cerca de 12 gramas, segundo dados da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. O recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 5 gramas. O uso em excesso pode provocar hipertensão arterial (pressão alta), doenças cardiovasculares, renais e até câncer.  Segundo […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
O brasileiro exagera no consumo de sal, consumindo diariamente cerca de 12 gramas, segundo dados da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. O recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 5 gramas. O uso em excesso pode provocar hipertensão arterial (pressão alta), doenças cardiovasculares, renais e até câncer. 
Segundo o cardiologista e coordenador de Saúde do Adulto e Idoso (Cos-Adulto) da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), Luis Fernando Gomes da Silva, o uso do produto deve ser mínimo. “O sal de cozinha, à base de sódio, é considerado o grande vilão do organismo. Mas o cuidado também deve ser voltado aos alimentos, que também podem vir com sal, como a carne seca, embutidos, salgadinhos e azeitonas”. 
Em Santos, a rede municipal conta com o programa Hiperdia, do Ministério da Saúde. São cerca de 19 mil pacientes cadastrados, entre hipertensos e diabéticos. 
Neste programa, os usuários das unidades básicas e de saúde da família recebem suporte nutricional, orientação sobre redução e controle do consumo de sal, controle periódico da hipertensão, assistência farmacêutica e fornecimento gratuito de medicamentos. Em casos mais complexos, os pacientes são encaminhados para os médicos do Ambesp (Ambulatório de Especialidades).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.