Santos comemora o Dia do Surfista em 21 de janeiro com uma cerimônia especial. O evento integra as celebrações dos 480 anos da cidade.
A homenagem acontece na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal (Praça Mauá, s/nº), às 17h. Dez surfistas da cidade receberão reconhecimento.
A lista inclui Daniel Cortêz, Francisco Braga (Chico Brutus), Gerson Luiz da Silva Miguel (Gersão), Marcelo Spinelli (Mastroiane), Marcos Vinicius Marques (Quito), Maria Helena Tavares (in memoriam), Penélope Lopes, Sergio Farinhas (Panela), Wagner Colla e Walter Theodósio Júnior.
O grupo reúne pioneiros das pranchas de madeirite e atletas em destaque no Circuito Mundial Profissional. Daniel Cortêz gerencia o campeão mundial Yago Dora. Marcos Quito atua como juiz principal de etapas profissionais na América do Sul. Todos ainda surfam nas ondas de Santos, especialmente no Novo Quebra-Mar.
Onde tudo começou
O Dia do Surfista valoriza a história do esporte e as pessoas que ajudaram a construir a cultura do surf em Santos. A cidade é considerada o berço do surf no Brasil.
As primeiras manobras aconteceram na década de 1940, com os irmãos Thomas e Margot Rittscher, Osmar Gonçalves e Jua Haffers.
Santos também abriga a primeira escola pública de surf do país e a primeira escola de surf adaptado do mundo. Um centro de treinamento para competidores, mantido pela Secretaria de Esportes, Fundação Pró-Esportes (Fupes) e ASS, já ajudou atletas como Edgard Groggia a alcançar a elite mundial.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.