Baixada já “mostra a cara” para recepcionar atletas e turistas | Boqnews

Copa 2014

06 DE JUNHO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Baixada já “mostra a cara” para recepcionar atletas e turistas

São estimados 300 jornalistas e milhares de turistas de todas as partes do Brasil e do Mundo em Santos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

De forma ainda tímida, entretanto significante, as ruas, residências e estabelecimentos das cidades-base para a Copa do Mundo começam a ganhar as cores do Brasil – e inclusive de outras nacionalidades.

As bandeiras mais vistas são as do México e da Costa Rica, seleções que se hospedam em Santos. A Bósnia é já chegou na sexta (6) em Guarujá, onde ficará hospedada.

São estimados 300 jornalistas em Santos, entre brasileiros e estrangeiros, 3 mil torcedores mexicanos a bordo no navio MSC Divina, que chega neste sábado (7), e mais 2760 turistas do Monarch, entre eles chilenos, embarcações que atracarão no cais santista. Nas cidades da Baixada, personagens do cotidiano provam que é possível receber bem e ser bem recebido adotando o Brazilian Way of Life. (Modo de Vida do Brasileiro)

Para recepcionar

No Canal 3, o Bar Goiás, um dos estabelecimentos tradicionais do ramo alimentício da Cidade, já possui cardápio bilíngue há cinco anos. O menu em inglês foi feito pelo próprio proprietário Rafael Mendes. “Recebemos muitos noruegueses, colombianos e filipinos por conta da proximidade com a Igreja Santa Edwiges. São, em geral, marinheiros que consomem nossos pratos”, conta. Agora, Rafael apostou recentemente no cardápio em espanhol para os hermanos. “Pedi para uma amiga no México conferir e revisar a tradução”.

Rafael trabalha com cardápio bilíngue há 5 anos em seu estabelecimento

Rafael trabalha com cardápio bilíngue há 5 anos em seu estabelecimento

Além do ramo alimentício, os estrangeiros que estiverem em Santos também poderão contar com um personagem que há três anos trocou o setor portuário para fazer dos translados uma aula de história sobre a Cidade: trata-se do motorista Alex Nóbrega Lopo, que possui um itinerário composto por 36 passeios turísticos por Santos.

“Em geral, os turistas que vem para Santos ficam impressionados com a conveniência da proximidade dos lugares”, diz. “Quando conto sobre a referência e a importância dos canais por conta de Saturnino de Brito, talvez seja essa uma das curiosidades que mais atraem os estrangeiros”.

O motorista Alex fala dois idiomas fluentemente e criou itinerário especial para turistas curtirem a Cidade

O motorista Alex fala dois idiomas fluentemente e criou itinerário especial para turistas curtirem a Cidade

Além do português, Alex fala fluentemente o inglês e o espanhol, e um básico de francês – oriundos da experiência do comércio exterior. “Já recebi turistas espanhois e croatas que ficarão na Copa durante o Mundial”.

Com perfeição

O clima de Santos, sem dúvida, é a “praia” desses estrangeiros, porém de formas diferentes. Enquanto as alemães Maike Görres e Kathrin Grund juntaram suas experiências na área de hotelaria e administração (Kathrin, foto acima à direita, tem experiência como tradutora e consultora em restaurantes e eventos abertos durante a Copa 2006, realizada na Alemanha) para abrir a consultoria Bem Feito com Perfeição em Santos, o repórter da Costa Rica, Fabián Zumbado (à direita), leva informações da Cidade para o país da América Central pela emissora Canal 6, do grupo Repretel, junto como mais três jornalistas da equipe.

As alemães Maike e Kathrin dão consultoria de idiomas e receptivo em Santos

As alemães Maike e Kathrin dão consultoria de idiomas e receptivo em Santos

“Os santistas são muito gentis, ajudam sempre no que precisamos”, disse Fabián, afirmando que foi a melhor “atração da Cidade”. Já a alemã Maike, que atende comerciantes em idiomas como inglês e alemão, acrescenta: “Vejo o jeitinho brasileiro como algo bom. Aqui, o pessoal é criativo para solucionar problemas”.

O repórter costarriquenho Fabián Zumbado leva as informações para o Canal 6, emissora do Grupo Repretel, diretamente do Monte Serrat

O repórter costarriquenho Fabián Zumbado leva as informações para o Canal 6, emissora do Grupo Repretel, diretamente do Monte Serrat

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.