De forma ainda tímida, entretanto significante, as ruas, residências e estabelecimentos das cidades-base para a Copa do Mundo começam a ganhar as cores do Brasil – e inclusive de outras nacionalidades.
As bandeiras mais vistas são as do México e da Costa Rica, seleções que se hospedam em Santos. A Bósnia é já chegou na sexta (6) em Guarujá, onde ficará hospedada.
São estimados 300 jornalistas em Santos, entre brasileiros e estrangeiros, 3 mil torcedores mexicanos a bordo no navio MSC Divina, que chega neste sábado (7), e mais 2760 turistas do Monarch, entre eles chilenos, embarcações que atracarão no cais santista. Nas cidades da Baixada, personagens do cotidiano provam que é possível receber bem e ser bem recebido adotando o Brazilian Way of Life. (Modo de Vida do Brasileiro)
Para recepcionar
No Canal 3, o Bar Goiás, um dos estabelecimentos tradicionais do ramo alimentício da Cidade, já possui cardápio bilíngue há cinco anos. O menu em inglês foi feito pelo próprio proprietário Rafael Mendes. “Recebemos muitos noruegueses, colombianos e filipinos por conta da proximidade com a Igreja Santa Edwiges. São, em geral, marinheiros que consomem nossos pratos”, conta. Agora, Rafael apostou recentemente no cardápio em espanhol para os hermanos. “Pedi para uma amiga no México conferir e revisar a tradução”.
Além do ramo alimentício, os estrangeiros que estiverem em Santos também poderão contar com um personagem que há três anos trocou o setor portuário para fazer dos translados uma aula de história sobre a Cidade: trata-se do motorista Alex Nóbrega Lopo, que possui um itinerário composto por 36 passeios turísticos por Santos.
“Em geral, os turistas que vem para Santos ficam impressionados com a conveniência da proximidade dos lugares”, diz. “Quando conto sobre a referência e a importância dos canais por conta de Saturnino de Brito, talvez seja essa uma das curiosidades que mais atraem os estrangeiros”.
Além do português, Alex fala fluentemente o inglês e o espanhol, e um básico de francês – oriundos da experiência do comércio exterior. “Já recebi turistas espanhois e croatas que ficarão na Copa durante o Mundial”.
Com perfeição
O clima de Santos, sem dúvida, é a “praia” desses estrangeiros, porém de formas diferentes. Enquanto as alemães Maike Görres e Kathrin Grund juntaram suas experiências na área de hotelaria e administração (Kathrin, foto acima à direita, tem experiência como tradutora e consultora em restaurantes e eventos abertos durante a Copa 2006, realizada na Alemanha) para abrir a consultoria Bem Feito com Perfeição em Santos, o repórter da Costa Rica, Fabián Zumbado (à direita), leva informações da Cidade para o país da América Central pela emissora Canal 6, do grupo Repretel, junto como mais três jornalistas da equipe.
“Os santistas são muito gentis, ajudam sempre no que precisamos”, disse Fabián, afirmando que foi a melhor “atração da Cidade”. Já a alemã Maike, que atende comerciantes em idiomas como inglês e alemão, acrescenta: “Vejo o jeitinho brasileiro como algo bom. Aqui, o pessoal é criativo para solucionar problemas”.