Com o objetivo de criar uma plataforma para qualificação e inovação do setor turístico, a Prefeitura de Santos assinou protocolo de intenções com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado e os parques tecnológicos de Santos, Sorocaba e São José dos Campos para o desenvolvimento do Programa Academia de Turismo SP.
Sendo assim, a meta da Academia do Turismo SP é oferecer 100 mil vagas para a qualificação de profissionais em hospitalidade, eventos e gestão. Dessa forma, com cursos presenciais e online, disponíveis até 2026.
Desse modo, o acordo foi firmado na tarde da última segunda-feira (14), durante a feira de turismo WTM Latin America, na Capital, e terá validade de três anos. Durante esse período, os parques tecnológicos poderão articular parcerias estratégicas; desenvolver ferramentas educacionais; promover pesquisas de desenvolvimento; incentivar a adoção de tecnologias e inovação para apoiar a sustentabilidade e novas soluções no turismo. Além de realizar ações de sensibilização, atratividade e empregabilidade no setor turístico; e participar de feiras e eventos.
Para o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, a assinatura representa avanço estratégico para o fortalecimento do setor. “A parceria com Santos e seu Parque Tecnológico é fundamental para ampliarmos a capacitação e as oportunidades no turismo, impactando positivamente a economia e a empregabilidade nas regiões turísticas paulistas”.
Cidade de Santos
Portanto, Santos participou da WTM Latin America como coexpositor em estande do Circuito da Costa da Mata Atlântica. Desse modo, promovendo os atrativos turísticos a profissionais de diversos segmentos, tanto nacionais quanto internacionais. “A WTM é uma excelente oportunidade para articulações e parcerias que impulsionam o turismo da nossa cidade. A assinatura deste protocolo é um passo importante rumo à modernização do setor e à consolidação de Santos como referência em inovação e qualificação”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Thiago Papa.
Já para o presidente do Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt, a parceria representa avanço significativo na busca por inovação no setor. “O Parque Tecnológico tem atuado como articulador estratégico para o desenvolvimento de soluções que integram inovação, qualificação profissional e sustentabilidade. Assinar este protocolo, ao lado dos parques de Sorocaba e São José dos Campos, reforça o nosso papel como uma instituição transversal, que conecta mercado, setor público, academia e sociedade civil em torno de um objetivo comum: promover o desenvolvimento econômico e socioambiental de Santos e de todo o litoral paulista”.
Linha turística do bonde e Monte Serrat são incluídos no Novo Passaporte Ferroviário
Durante a WTM Latin America, também foi lançado o Passaporte Ferroviário de São Paulo. Portanto, publicação que reúne 14 atrativos de 12 municípios ligados à história ferroviária do Estado e oferece descontos de até 20% nas viagens. Santos está representada por dois ícones: e Linha Turística do Bonde e o Monte Serrat.
O Passaporte Ferroviário funciona como guia e recordação de viagem. O turista pode registrar nome, cidade de origem e data de nascimento. Além de receber carimbos a cada destino visitado — assim como em um passaporte tradicional. A iniciativa é resultado da parceria entre a Setur-SP e a ABOTTC (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais). Desse modo, com apoio da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado e da CPTM.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.