Santos inaugura nova passarela de acesso ao terminal de cruzeiros | Boqnews
Foto: Doug Fernandes/PMS

porto

17 DE OUTUBRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Santos inaugura nova passarela de acesso ao terminal de cruzeiros

A passarela também vai beneficiar os trabalhadores portuários dos terminais próximos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Às vésperas do começo da temporada de cruzeiros 2025/2026, no dia 26, o Terminal Marítimo de Passageiros Concais, em Santos, conta com um novo acesso para os milhares de turistas esperados pela Cidade.

Sendo assim, a nova Passarela da Santa foi aberta nesta sexta-feira (17), interligando o terminal de cruzeiros com o Largo de Outeirinhos, cruzando a linha férrea e a Avenida Perimetral, local de grande fluxo de caminhões e veículos pesados.

A passarela também vai beneficiar os trabalhadores portuários dos terminais próximos e foi batizada em homenagem à estátua de Nossa Senhora de Fátima, em frente ao Concais.

Além disso, a obra faz parte das contrapartidas previstas no contrato de gestão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS). Portanto, com investimento total  de aproximadamente R$ 20 milhões, custeados integralmente pela concessionária.

O equipamento tem cerca de 300 metros de extensão e foi projetado para tornar a travessia dos pedestres mais segura. Para isso, conta com rampas, cobertura metálica e sistemas de iluminação. Além disso, é completamente acessível e possui entrada intermediária na altura da linha do trem. A ciclovia do entorno também foi remodelada por conta da nova ligação.

Portanto, o secretário de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi, que representou o prefeito Rogério Santos na cerimônia de inauguração, destacou o aumento na segurança aos cruzeiristas. “Milhares de pessoas vão passar por aqui e vão novamente conseguir fazer o seu cruzeiro, ter a sua boa recepção, agora com mais estrutura, mais segurança nessa travessia, sem contar os inúmeros trabalhadores que fazem o caminho todos os dias”.

“A obra tem um foco principal na segurança das pessoas, na melhoria da eficiência operacional, e para os turistas que acessam o terminal de cruzeiros. Eles terem que passar por cima de uma linha férrea caminhando e puxando bagagens não faz o menor sentido, jogava contra o turismo na Cidade. Outro ponto é a integração Porto-Cidade, foco de todas as obras que a FIPS vem realizando”, explica o diretor Presidente da concessionária, João Almeida.

“A grande novidade da temporada é realmente essa nova passarela. O terminal tem uma grande influência no número de turistas que vem para a Cidade”, afirma o secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur), Thiago Papa.

Desse modo, Santos se prepara para receber, no período de 26 de outubro até 19 de abril de 2026, 14 navios em operação, totalizando 133 escalas.

Na última temporada, os cruzeiros movimentaram R$ 1,5 bilhão na economia regional, com a geração de aproximadamente 40 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. Santos também respondeu por 60% de todos os embarques do País. A meta para a próxima é ampliar o fluxo de turistas internacionais. Para isso, a Setur já deu o pontapé inicial, com novo material promocional e renovado Portal de Turismo.

Além disso, o gerente de operações do Concais, Javier Carnevale, acredita que a experiência no terminal é essencial para a boa impressão os viajantes. “A passarela é uma amostra de como o Porto está trabalhando para que esses detalhes, no final, façam a diferença. Para muitos passageiros, é um ponto de partida de uma viagem dos sonhos, com muitas expectativas, muitas esperanças, histórias e emoções”.

Inaugurado em novembro de 1998, o terminal tem cerca de 41.895 m² e consolidou o Porto de Santos como um dos principais pontos para embarque e desembarque de passageiros do Brasil. A passarela liga o local com o Largo dos Outeirinhos, no bairro de mesmo nome, que permanece como uma das regiões portuárias mais importantes da Cidade, com ocupação voltada principalmente para atividades logísticas e operacionais do modal.

Além disso, para o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, o equipamento é um importante marco na relação Porto-Cidade. “É uma passarela com acessibilidade que beneficia cerca de 4.000 trabalhadores que precisam acessar o setor portuário. E que antes deveriam aguardar a passagem do trem, ou seja, não contava com o acesso adequado neste local”.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.