Santos prepara serviço de apoio a pacientes com autismo | Boqnews
Foto: Rogério Bomfim autismo

Cidades

01 DE ABRIL DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Santos prepara serviço de apoio a pacientes com autismo

Assistência promove reabilitação funcional e estímulos cognitivos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

“A sociedade ainda não está preparada para lidar com o autista. As pessoas ainda associam erroneamente o autismo a uma deficiência física e não a uma condição, além de julgar o comportamento do autista sem conhecer a sua história”.

As palavras são de Bruna Schvarz, mãe de Bruno Schvarz da Silva. Ele completa cinco anos em abril e aos três foi diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA).

Desde setembro de 2017, o menino é paciente do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER), da Prefeitura de Santos.

E, até o momento, é lá que são realizadas atividades que desenvolvem e estimulam a sua cognição, reabilitando-o funcionalmente.

Ainda neste ano, um novo serviço estará em funcionamento em Santos, voltado aos autistas: a primeira clínica-escola pública do Estado de São Paulo.

O autismo

Para ajudar a esclarecer e gerar mais empatia com quem convive dia a dia com o TEA, 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

O TEA é uma deficiência intelectual. Ela é caracterizada por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem. Além disso, pela pouca quantidade de interesses e atividades realizadas pelo indivíduo, geralmente de forma repetitiva.

A condição acomete cerca de 2 milhões de brasileiros, de acordo com estimativa da Organização Mundial de Saúde.

Bruna afirma que desde que passou a frequentar o CER, seu filho apresentou evolução. Sobretudo na fala, que antes se resumia a poucas palavras.

“Hoje, ele realiza as mesmas atividades que os demais colegas de classe e o autismo não o impede de executar o que é proposto. Reconhece as cores, sabe contar. E o CER também dá muito suporte para mim, me ensina a como auxiliar nesse trabalho, que continua em casa”, destaca.

Além disso, pessoas com TEA podem apresentar outras condições em casos mais severos. Epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), por exemplo.

Reabilitação

O Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual atua na promoção de saúde, diagnóstico precoce ou diferencial. Bem como na prevenção de doenças e reabilitação de deficiências físicas ou intelectuais.

Todos os pacientes são atendidos a partir da elaboração de um projeto terapêutico singular (PTS). Ele é elaborado em conjunto com o usuário do serviço, familiares e acompanhantes, a partir de suas necessidades.

“O PTS reúne propostas de cada profissional da equipe multidisciplinar e visa potencializar e facilitar a assistência, reduzindo o tempo de terapia e evidenciando os avanços funcionais. Em geral temos retornos muito positivos dos pais e pacientes que frequentam o serviço”, destaca Rubens Goulart, psicólogo e chefe do centro.

Clínica-Escola

A primeira clínica-escola pública do Estado de São Paulo, voltada a pessoas com TEA, tem previsão de término de obra para este mês. Ela funcionará na Rua Heitor Penteado, 80 – Marapé.

O prédio, com térreo e mais um pavimento, será totalmente acessível. Incluirá elevador, corredores e portas mais largos. Dessa forma, deverá proporcionar um salto de qualidade no atendimento as pessoas com deficiência intelectual em Santos.

Além disso, contará com profissionais capacitados para atuar com pessoas que possuem a síndrome.

De acordo com o projeto, haverá 12 salas de atendimento. Duas de integração social, uma de intervenção precoce e dois espaços diferenciados. Além disso, uma sala de estimulação sensorial. Por fim, a sala de atividades diárias, também chamada de casa autônoma modelo, com banheiro, cozinha, sala e quarto.

Além desses espaços, estão no projeto as salas de reunião, administrativas e sanitários.

O equipamento funcionará com profissionais capacitados na área de educação física, fonoaudiologia, fisioterapia, psicopedagogia, terapia ocupacional e de educação especializada. O prédio será mobiliado e equipado pela Secretaria de Saúde.

Orçada em R$ 1,6 milhão, a obra contou, na primeira fase com R$ 400 mil de recursos arrecadados no Baile da Cidade 2018.

O restante da construção, a cargo da Kallas Construtora, é fruto de uma contrapartida prevista em termo de medidas compensatórias (Trimmc).

“Ampliaremos a capacidade de atendimento aos autistas em uma forma diferenciada de abordagem”, destaca Devanir Paz, chefe do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.