O Movimento Espírita do Estado de São Paulo realiza no próximo dia 18 de abril, em Santos, o 16º. Congresso Estadual De Espiritismo, na Arena Santos (Rua Rangel Pestana, 184 – Vila Matias). É um evento que ocorre a cada três anos em cidades previamente inscritas pelo Conselho Deliberativo Estadual da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.
Dentro da programação de estudos, com o tema central “Para onde caminha a humanidade – Amor, Éducação e Ética”, serão expostos e debatidos por expositores até o dia 21, data de encerramento.
Para a abertura dia 18, às 20 horas, está convidado Antonio Cesar Perri de Carvalho, de Brasilia-DF, ex-presidente da Federação Espírita Brasileira que falará sobre o tema “Educação para a nova era” com entrada franqueada ao público.
Da abertura consta ainda além de apresentação musical com a presença do tecladista Zago, a homenagem ao professor Altivo Ferreira. O homenageado, além de professor, tem sido um ativo militante do movimento espírita não somente em Santos, como também foi durante muitos anos vice presidente da Federação Espírita Brasileira onde exercia o cargo de editor da revista Reformador.
A programação tem sequência no domingo (19), com a abertura musical a cargo da dupla “Chaves da Luz” e a tarde, “Ricardo & Eduardo” e o mesmo Antonio Cesar Perri falando sobre “Os desafios da educação para uma nova era”, tendo a educadora, Sandra Borba, do Rio Grande do Norte na sequencia falando sobre o “Instruir os homens, educando as almas”.E seguem diversos oradores falando sempre dentro do tema central, sendo que nesse dia, as 20 horas, Anete Guimarães, do Rio de Janeiro falará sobre “A justiça divina segundo o espiritismo”, em homenagem aos 150 anos de publicação do livro “O Céu e o Inferno”, com entrada franqueada ao público.
A sequência de palestras seguem no dia 20, segunda feira, com abertura musical a cargo de Célia Tomboly, e o módulo “Os caminhos da Lei do Amor”, com Alberto Almeida. Na parte da tarde serão oficinas nas dependencias da UNIP e no final da tarde a reunião do CDE
Este 16º. Congresso Estadual de Espiritismo deixou alguns momentos em aberto ao público não congressista, e estes terão a oportunidade de participarem além da abertura, no dia 18, a partir das 19 horas, no domingo dia 19 às 20 horas e no encerramento, dia 21 de abril a partir das 10 horas da manhã.
Outro momento importante será o encerramento no dia 21, com abertura musical a cargo de Ondamar & Eliana e a partir das 10 horas da manhã o congresso estará sendo aberto ao público interessado. A partir desse horário, Alberto Almeida, do estado do Pará, estará falando sobre “uma nova era para a humanidade” e, em seguida haverá além da participação musical com Moacir Camargo acompanhado de um coral infantil, o fechamento deste 16º. Congresso Estadual de Espiritismo terá a participação de um coral com mais de 100 vozes.